Ato histórico pela reposição salarial de 5% pauta votação de projeto de lei para dia 26 de junho

Nesta quinta-feira (21), centenas de serventuários se concentraram em frente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na capital, em um ato pela votação e aprovação do Projeto de Lei (PL) 1.024/2015. O texto prevê a reposição salarial de 5% para a categoria. Durante a manifestação histórica, servidores do Poder Judiciário de todo o estado ocuparam todas as galerias do prédio e conseguiram garantir que o reajuste entre na pauta de votação dos deputados.

O presidente da casa em exercício, André Ceciliano (PT), garantiu acrescentar o PL na pauta de votação da próxima terça-feira (26). A decisão é uma conquista total da categoria, que se articulou para que isso acontecesse.

Para a diretora de aposentados e pensionistas do Sindjustiça-RJ, Vera Lúcia Pereira Lírio, a conquista é grande e deve ser comemorada, mas a luta não para por aí. “Conseguimos a sinalização de que o reajuste finalmente será votado, graças à mobilização da categoria que respaldou o trabalho de articulação política feito pela diretoria do sindicato nos últimos três meses. Agora, precisamos manter a pressão e continuar cobrando os parlamentares para garantir que o PL será discutido e aprovado já na próxima semana”, pontuou.

É fundamental que os serventuários permaneçam atentos à próxima semana para cobrar que a votação assegurada pelos parlamentares aconteça. Por isso, é muito importante que a categoria se considere desde já convocada a comparecer à sessão do dia 26 de junho na Alerj e mostrar o comprometimento com a aprovação do PL.

Ato

Os serventuários começaram a chegar à Alerj a partir das 13h, munidos de panfletos, faixas e palavras de ordem sobre as reivindicações da categoria. Integrantes da diretoria do Sindjustiça-RJ, entidade que convocou a manifestação, também falaram aos presentes.

Por volta do meio da tarde, um grupo de cerca de 250 pessoas conseguiu entrar nas galerias da assembleia, carregando faixas com os nomes de várias comarcas do estado para que os deputados vissem que servidores de todos os cantos do Rio de Janeiro estão atentos e mobilizados pela causa.

PL 1.024/2015

O Projeto de Lei 1.024/2015 prevê o pagamento de reajuste salarial de 5% para os servidores do Poder Judiciário do estado, que estão sem reposição inflacionária desde 2014 – há quase meia década.

Fonte: Sindjustiça-RJ