Skip to content

Novembro Azul: sua vida por um toque

O Novembro Azul é uma campanha mundial apoiada anualmente por várias entidades – incluindo o Sindjustiça-RJ! Neste mês, o sindicato propõe um diálogo franco com os serventuários e os convida a refletir sobre a importância de vencer estigmas sociais e prevenir o câncer de próstata adequadamente.

De acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 60 mil brasileiros são diagnosticados com a doença. Se detectado em estágio inicial, o problema tem até 95% de probabilidade de cura.

O impasse é que, por conta da vergonha e do medo de que se submeter aos testes afete sua masculinidade, muitos não fazem o teste preventivo anualmente. Dessa forma, só buscam ajuda médica quando percebem sinais de que algo não vai bem.

O problema é que esse tipo de tumor é silencioso e só manifesta sintomas quando já está em estágio avançado. Quando o paciente chega ao consultório, as chances de se recuperar do câncer já caíram drasticamente.

Prevenindo o câncer de próstata

Uma consulta anual ao urologista a partir dos 45 anos é a maneira mais eficaz de garantir um diagnóstico precoce do problema, aumentando as chances de cura.

O toque costuma ser o exame escolhido para a prevenção porque é extremamente preciso, seguro, barato e rápido – na maior parte das vezes, dura menos de 60 segundos.

Apesar do estigma, não é preciso ter vergonha do procedimento. A prevenção não tem nenhuma ligação com a masculinidade, pois o teste é feito por um profissional que só o encara como mais um momento de sua rotina de trabalho.

Os serventuários podem realizar o exame por meio do plano Amil, oferecido pelo TJRJ. O Sistema Único de Saúde (SUS) também permite o agendamento gratuito do procedimento.

Não deixe de se prevenir. Dedicando um minuto do seu ano à prevenção, você garante uma vida inteira de alegrias e realizações!

Fonte: Sindjustiça-RJ

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Veja Também

Outras Notícias

NOTA DE PESAR

Com enorme tristeza, comunicamos o falecimento do colega José Wilson Braga Tostes, ocorrido no dia 16/04/2024. José era bastante conhecido por todos pelo apelido de

NOTA DE PESAR

Com enorme tristeza, comunicamos o falecimento do colega NATANAEL DE SOUZA RAMOS, aposentado, da Comarca deCampos dos Goytacazes. Natanael sempre participava de todas as atividades