Filiado à FENAJUD, DIEESE e DIAP
Sindicato dos Servidores
do Poder Judiciário do Rio de Janeiro
destaque home

8 de dezembro: Dia da Justiça

Desde 1951, o dia 8 de dezembro consta no calendário nacional como o Dia da Justiça. A data celebra a atuação do Poder Judiciário no país e, sobretudo, o papel dos servidores para que a população consiga ter acesso aos seus direitos por uma via efetiva e imparcial.

Antes de ser um marco comemorativo, a data é um momento de reflexão sobre o papel social da Justiça no Brasil. Numa sociedade pautada em um sistema estrutural de desigualdades, é necessário que o Estado disponha de ferramentas que possibilitem o cumprimento de garantias para diferentes grupos sociais – sobretudo para aqueles que não são dotados de privilégios.

Cada serventuário carrega a missão de contribuir com o combate a qualquer ameaça a coletividade e ao bem-estar social, e de possibilitar que a sociedade acompanhe esse processo e se sinta contemplada por ele. O Judiciário tem para si a missão da imparcialidade e de garantir que os setores que se beneficiam da desigualdade para acumular poder não estejam acima das leis.

Para a diretora de organização político-sindical do Sindjustiça-RJ, Ana Paula do Couto Alves, não há como dissociar o trabalho dos servidores do Judiciário da importância política e social de suas funções.

 “Só podemos avançar enquanto país se houver um mecanismo que garanta nossa unidade enquanto Estado democrático de direito. Isso só é possível se a Constituição Federal e todas as legislações específicas forem respeitadas. Vivemos uma fase de instabilidade política e socioeconômica em que esse trabalho ganha uma importância ainda maior”, afirma Ana.

Nesse dia, o Sindjustiça-RJ parabeniza cada servidor que faz a sua parte para construir um Brasil e um Rio de Janeiro mais justos. Que o Poder Judiciário continue sendo uma instância forte e comprometida com a perspectiva de uma sociedade mais igualitária, inclusiva e justa para todos.

Fonte: Sindjustiça-RJ

Compartilhe
1
Receba mais notícias por WhatsApp
Powered by