Confira a programação completa e o caderno de teses do 6º Congresso do Sindjustiça-RJ

Faltam poucos dias para o 6º Congresso do Sindjustiça-RJ!

Desta vez, o fim de semana de integração e debates irá acontecer em Petrópolis, de 16 a 18 de agosto.

Confira a programação completa do evento, que será um espaço de discussões fundamental para fortalecer a luta da categoria:

Sexta-feira, 16 de agosto

Painel 1: Análise de conjuntura

16h: Credenciamento

18h: Welcome drink

18h30: Abertura e aprovação do Regimento Interno do 6º Congresso do Sindjustiça-RJ

19h30: Palestra Quem somos nós? Entendendo nossa conjuntura pelo viés da subcidadania brasileira.

Palestrante: Jessé de Souza, professor titular da Universidade Federal do ABC (UFABC) e ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). É pós-doutor em filosofia e psicanálise pela New School for Social Research de Nova York e em livre docência em sociologia pela Universität Bremen, na Alemanha. Assina 27 livros e mais de 100 artigos sobre teoria social, pensamento social brasileiro, desigualdade e classes sociais no Brasil contemporâneo.

20h30: Debate

21h: Jantar

Sábado, 17 de agosto

Painel 2: Saúde e condições de trabalho

7h: Café da manhã

7h às 12h: Prazo final para credenciamento

9h: Palestra Relações de trabalho no serviço público: saúde x produtivismo

Palestrante: Professora Doutora Elisete Soares Traesel, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui mestrado e doutorado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com vasta pesquisa nas áreas de políticas públicas, trabalho e saúde, e psicodinâmica do trabalho. Hoje, é docente adjunta em Psicologia Organizacional e do Trabalho.

10h: Debate

10h30: Palestra Gestão produtivista e novas tecnologias: impactos na qualidade de vida do servidor do Judiciário

Palestrante: Mara Rejane Weber, ex-coordenadora de Imprensa e Comunicação da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe).

11h30: Debate

12h: Almoço

Painel 3: Organização sindical

14h: Palestra A comunicação como ferramenta da defesa de direitos

Palestrante: Guilherme Mikami, cientista político, jornalista e diretor da agência Abridor de Latas Comunicação Sindical, especializada em prestar assessoria de comunicação para entidades sindicais há mais de 10 anos.

14h45: Debate

15h15: Palestra Os desafios para organização dos trabalhadores do Judiciário estadual

Palestrantes: Ednaldo Martins, coordenador de Política Sindical da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud). É técnico judiciário do Tribunal de Justiça de Sergipe; e Dionizio Janio Barbosa de Souza, coordenador da Secretaria-Geral da Fenajud e servidor do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.

16h: Debate

16h30: Coffee Break

17h: Apresentação das propostas de alterações estatutárias; leitura e discussão das teses.

21h: Jantar e festa de confraternização.

Domingo, 18 de agosto

7h: Café da manhã

9h: Formação de grupos de trabalho por núcleo de segmentos para análise e discussão dos temas apresentados, com o objetivo de apresentar propostas de políticas de ação para a direção sindical.

10h: Apresentação da relatoria dos grupos de trabalho

11h: Plenária final

13h: Almoço e encerramento do 6º Congresso.

Confira abaixo o caderno de teses para debate durante o congresso, e a proposta de alterações no Estatuto do Sindjustiça.