Cronograma prevê socorro financeiro ao Rio apenas para setembro

RIO – A Secretaria de Fazenda e Planejamento apresentou, nesta terça-feira, durante uma audiência pública, o cronograma planejado por ela para realizar a operação de empréstimo de R$ 3,5 bilhões, que terá como garantia as ações da Cedae. Se na semana passada o governador Luiz Fernando Pezão deu a entender que o empréstimo chegaria em agosto, para a secretaria, os recursos só chegarão em setembro. Isso na melhor das hipóteses.

Ao todo, 15 instituições bancárias estiveram na audiência pública que tratou da operação bancária estimada. E, segundo a análise de alguns dos presentes, há muita coisa a ser explicada.

— O que o Estado tem é a garantia do Tesouro Nacional. Isso é importante. Fora isso, está tudo muito confuso, nebuloso. Não há um caminho indicado — disse um integrante de um banco nacional que acompanhou a audiência.

A reclamação foi comum a todos. Eles questionam a falta de clareza da Fazenda em mostrar detalhes técnicos. A tendência é que pedidos de explicações sejam enviados nos próximos dias.

Já o governo entende que será a partir dessas dúvidas que o edital do empréstimo será montado.

— Estamos trabalhando para garantir que tenhamos bancos interessados — disse o subsecretário de Fazenda, Luiz Cláudio Gomes.

FONTE: https://extra.globo.com/emprego/cronograma-preve-socorro-financeiro-ao-rio-apenas-para-setembro-21633345.html