Déficit nas contas do RJ só será zerado em 2025, aponta relatório

Documento elaborado por órgão ligado ao Senado mostra que o estado é o que está em pior situação fiscal. Para economista da PUC-Rio que analisou dados, a situação do RJ é dramática.

Relatório da Instituição Fiscal Independente (IFI), órgão ligado ao Senado Federal, sobre a situação financeira dos estados destaca que o Rio de Janeiro só conseguirá zerar o déficit de suas contas em 2025 – o estado é, ao lado do Amapá, o que mais demorará a ajustar as contas.
Ainda de acordo com o documento, o nível de superávit primário mínimo para atestar a boa saúde financeira do estado, que é de 10%, será alcançado pelo RJ ainda mais tarde: apenas em 2029.
Ouvido pela GloboNews, o economista Luiz Roberto Cunha, professor da PUC-Rio, explicou que os dois indicadores do estudo da IFI – criada em 2016 justamente para acompanhar a saúde financeira da União, dos estados e municípios – mostram que o Rio é a unidade da federação que está em pior situação fiscal.
“O déficit nas contas evidencia que o Rio é de quase 15%, e é recordista também no endividamento, em um nível muito elevado, tanto quanto Rio Grande do Sul e Minas Gerais, com a diferença de que o primeiro tem superávit fiscal – pequeno, mas tem – e Minas tem déficit menor. Então, a situação do Rio é dramática porque tem problema dos dois lados: não tem capacidade de gerar superávit e tem uma dívida que não consegue pagar, por isso sofre bloqueios em suas contas”, detalhou o economista.
Luiz Roberto Cunha destaca ainda que uma característica é comum a todos os estados em má situação financeira: o estímulo à contração de dívidas para impulsionar o crescimento econômico sem sustentação para pagar essas dívidas.
“Nos últimos anos, especialmente durante o governo Dilma [Rousseff], houve um incentivo a que os estados se endividassem, obtivessem créditos aqui ou no exterior, numa visão de tentar fazer o Brasil a toda força. O problema é que se endividar sem ter capacidade no orçamento de pagar a dívida acaba gerando essa situação, porque os estados não têm grande capacidade de gerar novas receitas como tem a União”, explicou.

FONTE: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/deficit-nas-contas-do-rj-so-sera-zerado-em-2025-aponta-relatorio.ghtml