Deputados derrubam 30 vetos de Pezão a projetos de lei

Planos de cargos e salários para servidores da saúde voltarão a ser discutidos. Não vai ser mais preciso estar com o IPVA em dia pra fazer a inspeção em veículos.

Deputados derrubam 30 vetos do governador Luiz Fernando Pezão

O governo do estado sofreu uma derrota nesta quarta-feira (4) na Alerj. Os deputados decidiram derrubar trinta vetos do governador Luiz Fernando Pezão a projetos de lei.
Em meio a manifestações contra Pezão, Jorge Picciani (PMDB), que voltou a presidir a casa e escolheu fazer a votação em bloco. Mas as manifestações provocaram duas mudanças de última hora: 2 vetos que seriam mantidos, acabaram sendo derrubados.
Um deles trata do plano de cargos e salários dos servidores da saúde que estavam representados na assembleia A implantação do plano teria um custo de quase R$ 870 milhões por ano na folha da saúde .
O estado tem os 6 anos do período de recuperação fiscal pra decidir se adota ou não a mudança.
“Eu acho que é um reconhecimento dessa categoria da saúde que não teve nenhum. É um absurdo não ter. Vale o sacrifício como reconhecimento de quem salva vida no estado do Rio de Janeiro”, avaliou o deputado Luiz Martins (PDT).
Uma outra lei que entra em vigor a partir da derrubada do veto do governador muda uma exigência nas vistorias de veiculos no estado. Não vai ser mais preciso estar com o IPVA em dia pra fazer a inspeção.
“A vistoria tem um único objetivo: dar segurança aos usuários e aos pedestres. E o IPVA é um imposto. Então, você não tem que vincular o imposto a vistoria. É como se você tivesse uma casa, ela trincasse, você chamasse a defesa civil e a defesa civil dizer: eu só faço a vistoria se o IPTU estiver pago”, disse Luiz Paulo Correa da Rocha (PSDB).
Dos 45 vetos do governador Luiz Fernando Pezão avaliados nesta quarta, 30 foram derrubados aqui na assembleia legislativa. Mas, para o líder do governo não significa extamente uma derrota.
“Não deixa de ser um desgaste, mas o parlamento funciona desse jeito, independente do executivo. Compreendendo a importância de temas importantes para a sociedade e muitos deles serão daqui a pouco aplaudidos pelo próprio governo”, disse Edson Albertassi (PMDB).

FONTE: https://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/deputados-derrubam-30-vetos-de-pezao-a-projetos-de-lei.ghtml