Filiado à FENAJUD, DIEESE e DIAP
Sindicato dos Servidores
do Poder Judiciário do Rio de Janeiro
Notícias Sindicais

EDUCAÇÃO: REDE MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS ENTRA EM GREVE POR 72 HORAS

Os profissionais de educação da rede municipal de Duque de Caxias decidiram, por unanimidade, entrar em greve por 72 horas a partir de hoje (quinta-feira, 12 de maio). A decisão foi tomada em assembleia realizada na tarde de ontem (11), que contou com a participação de mais de mil professores e funcionários. Depois da assembleia, a categoria fez uma passeata pelas ruas do Centro da cidade, que terminou com um ato na porta de Secretaria Municipal de Educação. Durante todo o percurso, os profissionais receberam o apoio da população.

A decisão de paralisar as atividades por três dias foi tomada depois de uma audiência entre a direção do Sepe com os secretários de Educação, Planejamento e Administração. Estes informaram que o governo municipal não tinha nenhuma proposta de reajuste salarial para a categoria. A decisão causou revolta, já que, há mais de um mês, os profissionais estão em campanha salarial e o governo havia prometido apresentar a sua primeira proposta de reajuste na audiência. A reivindicação da categoria é reajuste salarial e incorporação da gratificação do Fundeb.

Os profissionais denunciam, ainda, as péssimas condições de trabalho, falta de materiais didáticos e problemas estruturais das escolas da rede e exigem que o governo apresente um calendário de reformas das escolas, uma vez que algumas delas estão em situação crítica, colocando em risco a integridade física dos alunos e profissionais.

O objetivo desta greve de 72 horas é o de advertir o governo municipal da insatisfação da categoria, que avaliará, na assembleia da próxima segunda-feira (16) se as negociações avançaram ou será necessário a aprovação da greve por tempo indeterminado. (informações do Sepe-RJ)

Compartilhe