Sindjustiça RJ
Campanhas Sociais

Em apoio ao Janeiro Branco, Sindjustiça-RJ realiza ações de promoção à saúde mental

O Janeiro Branco é uma iniciativa que incentiva a população a cuidar da saúde mental e buscar a paz interior. Para apoiar a ação, o Sindjustiça-RJ promoveu uma série de atividades de conscientização e diálogo na última terça-feira (29), incentivando a população fluminense a lidar com transtornos psicoemocionais da maneira correta.

No início da tarde, dirigentes e funcionários do sindicato montaram uma tenda em frente ao Fórum Central do Rio de Janeiro. Utilizando placas e panfletos, a equipe abordou os pedestres para conversar sobre a campanha Janeiro Branco e tirar dúvidas sobre questões de saúde mental.

Com a ajuda de um carro de som, a entidade também informou os contatos de várias instituições que oferecem psicoterapia gratuitamente ou a preços populares em todo o estado. Ao todo, foram mais de 6.500 panfletos distribuídos, alcançando milhares de famílias com instruções sobre o combate a problemas como depressão, ansiedade e estresse.

“Foi uma ação muito importante e com um alcance grande. Muitas pessoas foram até nossa tenda para tirar dúvidas sobre como tratar transtornos ou detectar que algo não está bem. Nosso sindicato tem um compromisso com a comunidade, e foi um grande prazer oferecer apoio sobre uma questão tão delicada e estigmatizada”, salientou a diretora de saúde e condições do trabalho do Sindjustiça-RJ, Gabriela Garrido.

A barraca do sindicato também ofereceu outros serviços de saúde, como aferição de pressão arterial e medição de glicose. Doenças como hipertensão e diabetes podem ser causadas também por problemas emocionais.

Auditório do sindicato teve palestra sobre o tema

No fim da tarde, dezenas de serventuários e algumas pessoas que conheceram a iniciativa por meio da ação de panfletagem participaram de uma palestra sobre saúde mental no auditório da entidade.

A atividade teve a participação de dois psicólogos e de uma instrutora de yoga, que ensinou algumas técnicas de relaxamento para aliviar o estresse.

Serventuários que precisem de apoio durante momentos difíceis podem contar com o Sindjustiça-RJ. O sindicato está de portas abertas para oferecer todo o suporte emocional necessário e indicar maneiras de buscar ajuda. Caso deseje conversar com a diretoria de saúde e condições do trabalho, entre em contato pelo telefone (21) 3528-1210 ou (21) 3528-1215.

Para fazer o autoexame de saúde mental, clique aqui.

Para conferir a lista completa de locais que oferecem tratamento psicológico gratuito ou a preços populares no Rio de Janeiro, clique aqui.

Fonte: Sindjustiça-RJ

Receba mais notícias por WhatsApp