Estado do Rio encerra primeiro semestre de 2017 com dívida de R$ 2 bi com servidores

Como antecipado pelo governador Luiz Fernando Pezão, 2017 não tem sido fácil para os servidores do Estado. Após os seis primeiros meses do ano, o Estado do Rio soma dívida de R$ 2,046 bilhões com o funcionalismo público. A pendência inclui das dívidas sobre os salários dos meses de maio e abril, além do que falta ser quitado do 13º salário de 2016 (veja o quadro abaixo).
Nos primeiros meses deste ano, Pezão afirmou que teria condições de pagar “apenas” de sete a oito folhas do funcionalismo. Desde então, o governador aposta na assinatura do Termo de Recuperação Fiscal junto a União. O acordo vai suspender o pagamento da dívida perante o governo federal, além de impedir novos bloqueios das contas.
Enquanto isso, os servidores lutam para sobreviver ao martírio que se tornou o pagamento dos salários. Ontem, por exemplo, o Movimento Unificado dos Servidores Públicos (Muspe) anunciou que vai voltar a doar cestas básicas a partir do dia 15 de julho. No fim de 2016, a mesma campanha foi feita, com a entregue s 5 mil cestas básicas.

FONTE: https://extra.globo.com/emprego/servidor-publico/estado-do-rio-encerra-primeiro-semestre-de-2017-com-divida-de-2-bi-com-servidores-21553975.html