Skip to content

ESTUDANTES DA GAMA FILHO DETIDOS POR ACAMPAR NO CONGRESSO SÃO LIBERADOS

Detidos por acampar na área externa do Congresso Nacional em Brasília, 13 estudantes da Universidade Gama Filho, que protestavam pela situação enfrentada pela comunidade acadêmica da universidade com o descredenciamento pelo Ministério da Educação (MEC), foram liberados na madrugada desta terça-feira (21). De acordo com reportagem da Folha de S. Paulo, o último estudante foi liberado às 4h40. Ao menos 20 estudantes ocupavam o local, desde a quinta-feira da última semana (15).

Os estudantes haviam recebido um prazo — 20 horas de segunda-feira (20) —, para desocupar o local, segundo a Delegacia do Senado. Após este horário, os policiais legislativos forçaram a saída do grupo, que foi enquadrado no crime de desobediência. Fotos mostram a violência dos policiais, que utilizaram ainda sprays de pimenta na retirada dos alunos e os levaram para um ônibus da Polícia Militar do DF. Os pertences do grupo – barracas e colchões – também foram apreendidos.

Os estudantes vieram do Rio de Janeiro para protestar contra o descredenciamento e pedir a federalização da instituição. Eles ocuparam o gramado atrás do Senado Federal e em frente ao Palácio do Planalto para pedir uma audiência com a presidenta Dilma Rousseff. No dia 9, os estudantes protocolaram no Planalto o pedido de audiência, mas não receberam resposta. “Se não fizermos pressão, não vão nos atender”, diz a diretora de relações externas do Diretório Central dos Estudantes da Gama Filho (DCE), Ana Flávia Hissa.

Para esta terça-feira, está agendada uma reunião dos integrantes da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do Ministério da Educação (MEC) para discutir a política de transferência assistida dos estudantes das instituições mantidas pelo Grupo Galileo: a Universidade Gama Filho e o Centro Universitário da Cidade (UniverCidade). São aproximadamente 12 mil estudantes, dos quais mais de 2 mil são de medicina.

Representantes do MEC e das instituições integrantes do sistema federal de ensino, incluídas as instituições particulares devidamente credenciadas no Ministério, participarão da reunião. A previsão é que o edital com as normas para a transferência assistida decorrente do descredenciamento das duas instituições seja publicado no Diário Oficial da União na quinta-feira (23).

Com gritos de ordem, os estudantes deixaram claro por que estão em Brasília: “sou estudante, eu sou, eu quero estudar e a Galileo não quer deixar”. Eles estão sem aula desde novembro, mesmo pagando regularmente as mensalidades. (informações do ANDES-SN)

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Veja Também

Outras Notícias

EDITAL DE ASSEMBLEIAS REGIONAIS

EDITAL DE ASSEMBLEIAS PARA APROVAÇÃO DA PRESTAÇÃO DE CONTAS, AQUISIÇÃO DE PATRIMÔNIO E DELIBERAÇÃO DO ÚLTIMO CONGRESSO DA CATEGORIA O SIND-JUSTIÇA – Sindicato dos Servidores