SIND-JUSTIÇA EM BRASÍLIA NA LUTA CONTRA A REFORMA ADMINISTRATIVA

Os diretores do Sind-Justiça Wallace Jaña (Formação Sindical) e Mariangela Monteiro (Aposentados) estiveram em Brasília nesta semana, para uma série de atos e reuniões em defesa dos servidores e participando da luta contra as PEC’s que tramitam no Congresso e que poderão trazer mais prejuízo para a categoria.

Eles embarcaram para Brasília às 05:35 da manhã da segunda, 24/05. Chegando lá, foram direto para a Câmara dos Deputados, onde encontraram uma estratégia montada para dificultar ao máximo a pressão nos gabinetes dos deputados federais.

O foco dos diretores do Sind-Justiça era pressionar os deputados ligados ao Centrão, pois são votos notoriamente contrários aos servidores públicos. Como são 503 Deputados, optou-se por centrar os esforços nos líderes e vice- líderes de bancadas.

No dia 24, primeiro dia de trabalho, foram contactados, dentre outros, os chefes de gabinete dos deputados Nivaldo Albuquerque, Vice- Líder do PTB; do vice-líder do PROS, DEP. Capitão Wagner; do vice- Líder do PODEMOS, DEP. Leo Moraes; do vice-líder do PATRIOTA, Dep. Fred Costa.

No dia 25, os diretores providenciaram cartolinas e escreveram frases contra a reforma administrativa e partiram para a Câmara dos deputados, para chamar a atenção para causa dos servidores, posicionando-se no Anexo II, onde os deputados têm que passar para acessar as comissões e o plenário. Uma assessora do de um Deputado do MDB/MT nos assegurou que o deputado votará contra as reformas.

Em geral, os deputados alinhados ao governo olhavam para os diretores com hostilidade. Ao final da votação em que a comissão aprovou o fim da estabilidade, o Deputado Ricardo BARROS, do Paraná, com olhar de deboche, cantou a vitória do governo. Os diretores retrucaram que foi apenas uma batalha, mas que os servidores lutarão até o fim contra este absurdo.

Neste dia, os diretores conversaram também com o Dep. Molon, do PSB/RJ, com a Dep. Gleise, do PT/PR e com o Dep. Orlando Silva, do PCdoB- SP e com líder do PDT, Wolney Queiroz. E os diretores ainda foram procurados pela Deputada Fernanda, do PSOL-RS, que informou detalhes sobre a sessão na CCJ.

Os Deputados foram unânimes: se houver a necessária mobilização dos servidores , há uma possibilidade concreta de derrubarmos a Pec 32/2020.

Neste mesmo dia, houve um ato Ato Público na Avenida das Bandeiras em frente ao Congresso Nacional, contra as reformas, que contou com cerca de 200 pessoas com faixas, cartazes e bandeiras, sob sol intenso e todas usando máscara. A FENAJUD estava presente ao ato com 2 representantes. Depois do Ato, os diretores do Sind-Justiça foram ao Senado Federal, que estava esvaziado.

No dia 26, quinta-feira, os diretores retomaram os trabalhos na Câmara dos deputados, com os seus cartazes alcançando diversos deputados e assessores. Com tinham passagens de volta compradas, encerraram os trabalhos porque a diária do hotel era até às 14h.

Em resumo, nós podemos e devemos enfrentar também esta luta que atinge a todos os servidores. O Sind-Justiça tem trabalhado bastante nas pautas internas, assegurando conquistas que são importantes para a categoria, mas estamos também atentos a esta luta contra a Reforma, que prejudica muito os servidores. Estamos preparando um calendário de atos para envolver toda a categoria nesta luta.

Na próxima semana, divulgaremos o relatório do trabalho que vem sendo feito pelo Sind-Justiça junto à Alerj, na luta contra a reforma previdenciária.

SIND-JUSTIÇA

DIRETOR DE FORMAÇÃO SINDICAL