SIND-JUSTIÇA NA ALERJ

Ao mesmo tempo em que luta pelas conquistas de que a categoria necessita, já obtendo diversos resultados positivos no pouco tempo de gestão, o Sind-Justiça também trabalha nas questões que atingem o servidor tanto em Brasília (cujo relatório apresentamos na última sexta-feira), como na Alerj, cujo relatório segue abaixo.

Um grupo de diretores do Sind-Justiça, composto pelo Diretor de Formação Sindical, Wallace Jaña; a Diretora Geral Magali Monteiro; a Diretora de Aposentados, Mariangela Monteiro; a diretora de Saúde, Regina Fidélis; e o servidor Rubinho, tem realizado um intenso trabalho junto à Alerj, onde tramitam a Reforma Previdenciária e o Regime de Recuperação Fiscal, dois temas que causam grande apreensão à categoria.

Foram enviados previamente e-mails para os 70 deputados, solicitando audiências para tratar destes temas e os diretores do Sindicato têm ido aos gabinetes e conversado com os assessores, chefes de gabinete e com os próprios deputados. Vale salientar que a ALERJ está em fase de mudança de endereço, o que vem sendo um obstáculo a mais no trabalho desenvolvido, além do problema da Covid.

O grupo iniciou os trabalhos pela Comissão de Servidores Públicos, que tem como Presidente o Deputado Rodrigo Amorim, do PSL. Os diretores foram recebidos pela assessora parlamentar Patrícia. Após a reunião, o deputado oficiou ao Sind-Justiça, requerendo algumas informações.

Os diretores falaram com a assessora Cintia, do Vice- Presidente da Comissão, Deputado Flavio Serafini. Em relação a outro membro da comissão, Deputado Luiz Martins, do PDT, os diretores do Sind-Justiça conversaram com as assessoras Monique e Fernanda e com o próprio deputado.

O outro membro da comissão, Deputada Franciane Mota, do MDB, recebeu os diretores do Sind-Justiça , em audiência. Os diretores do Sind-Justiça tambpém conversaram com o assessor Alessandro, do Deputado Filipe Soares, do DEM, também membro da comissão.

Em seguida, o trabalho voltou-se para a Comissão de Constituição e Justiça, cujo presidente é o Deputado Marcio Pacheco, do PSC. Os diretores do Sind-Justiça estiveram com a assessora Juliana, no Gabinete da Liderança do Governo. Também conversaram com Aislan, Chefe de Gabinete do Deputado Rodrigo Bacelar, do Solidariedade, com a ajuda do servidor Rubinho.

Os diretores também fizeram contato com Alexandre, assessor do Deputado Chico Machado, do PSD, outro membro da Comissão. O outro membro desta comissão, Deputado Rodrigo Amorim, já havia sido contactado através das Comissão de Servidores Públicos.
No gabinete do Deputado Eliomar Coelho, do PSOL, os diretores falaram com os assessores Flavio e Telma. Posteriormente, conversaram com o assessor Rafael, da Deputada Renata Souza, do PSOL, que é suplente na Comissão de Servidores Públicos da ALERJ.

Em seguida, foram recebidos pelo assessor Mario, do gabinete do Deputado Dani Monteiro, Presidente da Comissão de Direitos Humanos.

Não foi possível falar com o Deputado Luiz Paulo, do Cidadania, porém, mais tarde, a assessoria do Deputado fez contato diretamente com a Diretoria-Geral do Sind-Justiça, colocando-se à disposição.

Foi contactado também o gabinete do Deputado Carlos Minc, do PSB, através do assessor Toni, e com o a assessora Amanda, do Deputado Rosenverg Reis, do MDB.

Além do contato com as comissões, os diretores do Sind-Justiça estiveram também no Gabinete da Presidência da ALERJ, onde fomos recebidos pelo assessor Ronaldo, e no gabinete do Deputado Sergio Fernandes (PDT). Fomos recebidos pelo assessor parlamentar Washington.

Foram também visitados 2 gabinetes que estavam vazios e em fim de arrumação, dos Deputados Monica Francisco, do PSOL , e Waldeck Carneiro, do PT.

No dia 05 de maio, os Diretores do Sind-Justiça foram recebidos pela Deputada Marta Rocha (PDT). A audiência durou uma hora e a Deputada colocou o seu Gabinete à disposição do Sind-Justiça.
Os gabinetes dos Deputados Rodrigo Amorim, do PSL (Presidente da Comissão de Servidores Públicos) e Luiz Paulo, do CIDADANIA, fizeram contato para agendar uma audiência para a última semana de maio, mas como os diretores estavam trabalhando em Brasília contra as reformas nesta última semana, a reunião foi remarcada para a primeira semana de junho.

Em todos os gabinetes e em todas as reuniões, os diretores do Sind-Justiça reiteraram a necessidade de se proteger os direitos dos servidores e impedir mais ataques à classe que faz este estado funcionar, apesar dos sucessivos governos que temos. De todos, a certeza de que poderemos derrubar esta reforma se houver a necessária mobilização da categoria.

Ao mesmo tempo, os diretores vêm realizando o trabalho de base, tanto na Capital quanto no interior, já tendo sido visitadas diversas comarcas, sempre com os cuidados necessários, tendo em vista a preocupação com a Covid.

SIND-JUSTIÇA

DIREÇÃO DE FORMAÇÃO SINDICAL