SOBRE O CONGRESSO

O Sind-Justiça havia reservado 150 vagas no hotel para o VII Congresso da categoria. Publicamos o edital e abrimos as inscrições em maio. Nas primeiras semanas, houve poucos interessados. Dos servidores ligados à oposição, inclusive, não havia praticamente nenhuma inscrição. Ao longo do mês, chegamos aos 150 inscritos. A partir daí, passamos a informar aos que se inscreviam que estariam em lista de espera, porque sempre ocorrem desistências. No entanto, ao saber que as vagas estariam esgotadas, alguns servidores ligados à oposição foram acometidos pelo súbito desejo de participar e passaram a se inscrever.

Ao serem informados de que estariam em lista de espera, eles entregaram uma notificação para que o Sind providenciasse vagas para todos, e espalharam esta notificação pelas redes sociais. A ideia deles, combinada em alguns grupos de whatsapp, é a “participação maciça da oposição” em nosso Congresso, para propor mudanças estatutárias que inviabilizem a nossa gestão e pavimentem o retorno da diretoria anterior, única forma que acharam, já que a atual diretoria do Sindicato trabalha e traduz isso em inúmeras conquistas para a categoria.

É importante destacar que os congressos do Sind-Justiça sempre tiveram um número limite de inscritos e lista de espera, por motivos óbvios, já que somos cerca de 14 mil associados e, para acomodar a todos em um congresso, só alugando um estádio, o que não parece razoável, até porque a nossa gestão, ao contrário da anterior, prima pelo bom uso dos recursos da entidade.

Em conversa com um pequeno grupo da oposição que compareceu ao Sind na última semana, explicamos que estávamos viabilizando uma solução, e que se conseguíssemos uma forma de aumentar a participação, reabriríamos as inscrições, já que o interesse de todos, pelo menos em tese, é o mesmo, qual seja, ter o maior número de servidores discutindo os rumos da categoria no Congresso, com o que eles concordaram.

Pois bem. O Sind retomou as negociações com o hotel e conseguiu a liberação de mais vagas. Com isso, chegaremos a 190 participantes presenciais. Para possibilitar a participação também daqueles que se inscreverem além destas 190 vagas, providenciamos junto à nossa equipe técnica a viabilidade de participação de modo virtual, através do zoom. Com isso, todos os inscritos até 190 vagas participarão presencialmente, e os que se inscreverem além das 190 vagas presenciais também participarão, através do zoom, desde que com vídeo aberto. O Sind-Justiça comunicará expressamente ao servidor quando este estiver inscrito para participação na modalidade virtual.

Com isso, resolvemos também a situação de servidores que gostariam de participar, mas enfrentavam dificuldades por causa da locomoção, por cuidar de filhos, por preocupação com a Covid ou por outro motivo relevante, e que agora poderão participar do Congresso da categoria, diretamente de sua casa, através do zoom.

Portanto, atendendo ao desejo de participação do maior número possível de colegas, o VII Congresso do Sind-Justiça ocorrerá no Sesc de Teresópolis, nos dias 19 a 21 de agosto, de forma híbrida, com congressistas presenciais até o limite de 190 pessoas e com a participação dos demais inscritos de maneira virtual.

Os interessados em participar virtualmente do Congresso poderão encaminhar e-mail até esta sexta, dia 22 de julho, excepcionalmente, para o endereço congresso2022@sindjustica.org.br, contendo nome completo, matrícula, lotação, telefone de contato e o tamanho da camisa (P, M, G, GG), para que possamos viabilizar a participação do maior número possível de colegas, o que, com certeza, é do interesse de todos. Se antes de sexta for completado o total de vagas disponíveis para participação virtual de novos inscritos, o Sind encerrará as inscrições e comunicará aos servidores.

Lembramos que, independentemente da inscrição para participação virtual através do zoom, o Congresso também será transmitido ao vivo para todos os demais servidores, através do You Tube do Sind-Justiça. Todas as demais regras e informações sobre o Congresso permanecem inalteradas.

SIND-JUSTIÇA

DIREÇÃO GERAL