Skip to content

URGENTE

Rio de Janeiro, 17 de março de 2021.

URGENTE

AO EXMO.
PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA
DESEMBARGADOR HENRIQUE CARLOS DE ANDRADE FIGUEIRA

EXMO. PRESIDENTE,

O SIND-JUSTIÇA – Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, ato representado por seus diretores gerais André Parkinson, Magali Monteiro e Alzimar Andrade, juntamente com o SINDOJUS-AOJA – Sindicato dos Oficiais de Justiça do Rio de Janeiro, representado por sua presidente, Claudete Pessoa, vem à presença de Vossa Excelência expor e ao final requerer o que se segue.

Em reunião ocorrida na última terça, 16, entre representantes do Sind-Justiça e os Exmos. Juízes Auxiliares da Presidência, Dra. Daniela Bandeira de Freitas e Dr. Alexandre Teixeira de Souza, ficou acordado que formalizaríamos requerimento à Administração, tendo em vista as preocupantes notícias sobre o avanço da Covid no Estado do Rio, a saber:

• A ocupação de UTI’s para Covid 19 no Rio chegou a 98,02%

• Diversas cidades encontram-se com bandeira vermelha ou laranja, o que significa alto risco de contágio: Itaboraí (vermelha) Itaguaí (roxa) Mesquita (roxa) Nilópolis (roxa) Queimados (roxa) Seropédica (roxa).

• Na data de hoje, houve um aumento de 35% na fila por um leito intensivo no Estado e já chega a 9 (nove) o número de municípios que estão com as UTI’s de Covid lotadas: Teresópolis, Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana, Miguel Pereira, Miracema, Paraíba do Sul, São João da Barra, Sapucaia e Seropédica.

• Além disso, outras cidades apresentam índice de ocupação de leitos de UTI extremamente alarmantes: Rio de Janeiro (94%) Duque de Caxias (94%) Petrópolis (93%) Rio das Ostras (91%) Quissamã (91%) Nova Friburgo (90%) Vassouras (90%) e Cordeiro (90%)

O Tribunal de Justiça recebe diariamente milhares de servidores, magistrados, estagiários, terceirizados, voluntários, advogados, ambulantes e usuários em geral, o que representa um fluxo de dezenas de milhares de pessoas, não obstante as limitações trazidas pelos normativos em vigor.

Em todo o Estado, temos relatos de servidores, magistrados, estagiários e terceirizados infectados, tendo ocorrido, inclusive, do fechamento total da 5ª Vara de Órfãos e Sucessões da Capital, eis que todos haviam contraído a Covid.

Apesar de termos oficiado a esta A. Administração em outras circunstâncias, dando ciência da situação crítica que vivemos e da apreensão de toda a categoria, o Tribunal tem optado por manter as portas abertas, com base no disposto no Ato Normativo Conjunto 25/2020, pelo qual o Tribunal estaria atrelado à decretação de lockdown por parte do Poder Executivo

Art. 26. Em caso de decretação de proibição de circulação (“lockdown”) sendo sinalizado pelos órgãos públicos competentes a “bandeira vermelha”, os serviços judiciários funcionarão em regime restrito de atuação presencial.

Ocorre que o parágrafo 2° do artigo traz exceção, ao dispor que o Presidente do Tribunal poderia suspender prazos, independentemente da decretação de lockdown, o que demonstra que o decreto não é o único parâmetro para que o Tribunal determine medidas de restrição:

§ 2º. Além das hipóteses previstas no § 1º, os prazos processuais nos processos físicos e eletrônicos poderão ser suspensos caso de verifique a impossibilidade de livre exercício das atividades forenses regulares, ainda que não imposto o regime de lockdown, por ato do Presidente do Tribunal de Justiça.

Como se vê, a própria Administração já previu a possibilidade de tomar medidas extremas sem depender de decisão do Poder Executivo, o que se mostra extremamente coerente, tendo em vista que o Executivo leva em conta muitos fatores além da preocupação com a saúde, como arrecadação financeira, impacto social, turismo etc;

Assim sendo,

Considerando-se que o quadro da Covid no estado do Rio é hoje muito mais grave do que o registrado no início da pandemia, em 2020, que resultou, à época, na suspensão das atividades presenciais no Tribunal de Justiça;

Considerando-se a necessidade de o Tribunal de Justiça atuar de maneira assertiva na luta contra a Covid;

Considerando-se que a redação atual do Ato Normativo Conjunto 25/2020, ao vincular a ação do Tribunal de Justiça às determinações do Poder Executivo, retira a necessária autonomia do Poder Judiciário, o que merece ser revisto;

Considerando-se a alegação da Administração de não poder paralisar os serviços essenciais por tempo indeterminado;

Considerando-se a necessidade de adoção imediata de medida de choque que ajude o estado a frear o avanço da pandemia em nosso Estado;

O Sind-Justiça e o Sindojus vêm propor a Vossa Excelência:

1) Que o Tribunal determine a suspensão imediata, por um período inicial de 15 dias, das atividades presenciais no Tribunal de Justiça em todo o Estado, incluindo as audiências e sessões do júris e a suspensão de intimações e demais atos presenciais, com manutenção apenas de serviços essenciais em regime de plantão, como forma de colaborar para impedir o avanço da Covid em nosso Estado e, após este período, que se faça nova avaliação da necessidade de manutenção ou não das medidas.

2) Alternativamente, que se modifique o horário de funcionamento e atendimento em todas as unidades do Poder Judiciário de primeiro e segundo graus, adotando-se, excepcionalmente, o horário de 13h às 17h enquanto perdurar a situação crítica da Covid, tendo em vista que o horário hoje adotado, com ingresso às 11h, contribui para o aumento do fluxo de pessoas em horário de grande movimento nas ruas e nos transportes coletivos, o que agrava o risco de disseminação do vírus.

Atenciosamente,

SIND-JUSTIÇA
DIREÇÃO GERAL
Alzimar Andrade
André Parkinson
Magali Monteiro

SINDOJUS-AOJA
PRESIDENTE
Claudete Pessoa

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Veja Também

Outras Postagens

SOBRE A LISTA DE PROMOÇÃO

Alguns colegas estão encaminhando dúvidas sobre a lista de antiguidade que foi publicada. Vamos esclarecer os principais questionamentos: 1) Os nomes que constam no início

130 DELEGADOS SINDICAIS ELEITOS

Nas assembleias realizadas em todas as Comarcas, foram eleitos 130 delegados sindicais. Nas Comarcas ou Regionais que não aparecem na lista abaixo não houve delegado