Licitação do plano de saúde e os serventuários do interior

Mensagem do Servidor

Na reunião realizada, no dia 11/02/21, com o presidente do TJ não foi abordado sobre o nosso plano de saúde com a Amil, o que me preocupa e tenho certeza que a maioria dos colegas do interior, principalmente os residentes nas Cidades pequenas, que são a maioria do nosso Estado, tendo em vista que o contrato com a Amil irá acabar no final de abril deste ano, logo, haverá a necessidade da realização uma nova licitação, inclusive o TJ contratou em 2020 uma empresa para auxiliar na preparação dos parâmetros do novo contrato, sendo que até hoje a categoria não sabe quais serão estes parâmetros para a nova licitação a ser realiza em breve. Como todos sabem o convênio atual não atende satisfatoriamente os colegas do interior, possuindo uma rede de credenciados muito precária, o que acarretou mais despesas para diversos colegas que acabaram contratando a Unimed, que é a que melhor atende no interior, para não terem que se deslocar para outros Municípios, inclusive as gestões anteriores do sindicato tentaram de diversas vezes, com as administrações anteriores do TJ e com a Amil, melhorar esta rede credenciada, que infelizmente não foi obtido um resultado satisfatório, assim, seria importante que nas cláusulas do novo contrato, a ser firmado com a ganhadora do certame licitatório, constasse a obrigatoriedade de haver uma quantidade mínima e satisfatória de credenciados nas principais especialidades médicas, bem como de profissionais nas áreas de nutrição, fonoaudiologia, psicologia e fisioterapia, bem como, credenciados de exames complementares. Se possível, pois, seria melhor para categoria do interior, deveria ser contratado uma administradora de planos de saúde, assim, os serventuários poderiam escolher o melhor plano que lhe atendesse, e para diminuir os custos para o TJ poderia haver duas licitações, uma para contratar operadora de plano de saúde e a outra administradora de plano de saúde, sendo que a primeira atenderia os colegas da capital e a maioria do colegas do Grande Rio e a segunda o serventuários do interior, assim, como muito em breve haverá o certame licitatório, venho solicitar que a diretoria do sindicato entre em contato com a administração do TJ para tentar favorecer os colegas do interior, antes que seja tarde.

Resposta da Diretoria

Temos enorme preocupação com o plano de saúde institucional. Estamos estudando todas as sugestões que ouvimos da categoria e vamos tratar do assunto com a Administração no momento certo, porque qualquer alteração neste plano tem efeitos enormes sobre o custo e dá margem a fazerem mudanças que não nos interessam, por isso vamos manter a cautela, pois não podemos colocar em risco um plano que é essencial para os nossos servidores, principalmente os aposentados.  Contamos com a sua compreensão e agradecemos pelas sugestões.