Plano de cargos e salários.

Mensagem do Servidor

É muito fácil excluir ou dar pouca visibilidade ao aposentado. Vcs ha de convir que nesse plano a grande maioria dos aposentados é da antiga e não tem curso portanto não ganha adicional. A maioria também não tem filho menor E não ganha auxílio educação. Porque então não dá 15 porcento em novembro. Seria algo de inteira justiça. A todos os aposentados pensem nisso.

Resposta da Diretoria

Primeiramente, ninguém quer excluir ou dar pouca visibilidade aos aposentados, mas precisamos seguir a lei.O reajuste a ser implementado na base dos dois cargos (10%) será estendido aos aposentados, por paridade. O auxílio-educação será estendido aos aposentados, por paridade. O adicional de qualificação será estendido aos aposentados, por paridade. No entanto, os aposentados, mesmo com paridade, não fazem jus à promoção na carreira, ainda que estejam no topo da carreira atual, nos termos do Tema 439 do STF: "Desde que mantida a irredutibilidade, não tem o servidor inativo, embora aposentado na última classe da carreira anterior, o direito de perceber proventos correspondentes aos da última classe da nova carreira, reestruturada por lei superveniente". Infelizmente, algumas pessoas têm disseminado textos e áudios com mentiras entre os aposentados, com o intuito de atacar o Sindicato, mas vamos continuar trabalhando com seriedade para obter as conquistas de que a categoria necessita. Quanto a "dar 15%", nós temos o limite do orçamento, que permitiu, no máximo 10% na base dos 2 cargos, porque isso gera um efeito cascata sobre todos os padrões dos ativos e aposentados. O reflexo financeiro deste acréscimo é de cerca de 700 milhões em 3 anos. Foi o máximo que o orçamento permitiu, porque, nem janeiro do próximo ano, haverá um novo reajuste que incidirá sobre o reajuste dos 10%e isso precisa fazer parte dos cálculos, sob pena de estourar o orçamento. Mas o Sindicato segue trabalhando por mais conquistas, benefícios e reajustes para todos.