Filiado à FENAJUD, DIEESE e DIAP
Sindicato dos Servidores
do Poder Judiciário do Rio de Janeiro
Notícias Sindicais

FRANCESES FAZEM SEGUNDA GREVE GERAL EM MENOS DE DOIS MESES

Trabalhadores na França convocaram uma greve geral no país nesta quinta-feira (19). É a segunda paralisação feita pelos franceses em diversos setores da sociedade em menos de dois meses. Estão parados os serviços de transporte público, aeroportos, escolas, correios e também devem ser afetadas empresas privadas, como montadoras, supermercados e bancos. A paralisação conta com o apoio de 74% dos franceses.

Em meio à crescente tensão social no país, os grevistas têm duas principais reivindicações. A primeira é que o governo francês adote medidas para proteger o emprego e, a segunda, que sejam adotadas iniciativas para melhorar o poder aquisitivo da população.
A situação social tem ficado pior desde a última greve geral, em 29 de janeiro, que reuniu mais de um milhão de pessoas. Apenas no mês de janeiro, mais de 90 mil ficaram desempregadas, o que representou o dobro do total registrado em dezembro de 2008.

O caso que mais provoca protestos é o da empresa petrolífera Total, que obteve lucro de quase 14 bilhões de euros em 2008 — o maior da história no país — mas, nesta semana, anunciou mais de 550 demissões nas áreas de petroquímica e refinaria na França. (Radioagência NP)

Compartilhe