Dezenas de funcionários administrativos de escolas estaduais localizadas na Baixada Fluminense (Duque de Caxias, Japeri,Queimados e Nova Iguaçu) estão realizando um protesto em frente à sede da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC), no bairro carioca do Santo Cristo, contra as remoções destes profissionais das suas escolas de origem.
As remoções foram iniciadas na véspera do Natal e já atingiram centenas de funcionários administrativos, muitos com mais de 20 anos de lotação nas escolas onde trabalhavam.
Os manifestantes decidiram iniciar uma vigília e acampar no local e só sairão após serem recebidos pela direção da Secretaria. Até o presente momento, ninguém da chefia da SEEDUC procurou o Sepe.
Para o sindicato, um dos motivos destas transferências arbitrárias seria o desejo da SEEDUC e do governo de abrir vagas para a entrada de mais empresas prestadoras de serviços terceirizados nas escolas da rede estadual. Outra possibilidade que está sendo investigada pelo sindicato é a utilização política das contratações de funcionários terceirizados, já visando o fortalecimento de candidaturas ligadas ao governo para a sucessão do governador Cabral e as eleições para o Legislativo que ocorrerão no ano que vem. (informações do Sepe-RJ)