Filiado à FENAJUD, DIEESE e DIAP
Sindicato dos Servidores
do Poder Judiciário do Rio de Janeiro
Notícias Sindicais

IMPACTOS DAS OBRAS DA COPA SERÃO DEBATIDOS POR COMUNIDADES ATINGIDAS

Nas doze cidades brasileiras que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2014 serão realizadas obras de infraestrutura, como a construção ou reforma de estádios, ampliações no sistema de transportes, entre outras. Inevitavelmente, essas construções irão afetar milhares de famílias.

Na cidade de Porto Alegre (RS) — uma das cidades-sede do mundial — diversas comunidades que sofrerão os impactos das obras se organizaram em comitês populares. A proposta é de que os moradores se reúnam para defender os seus direitos e debater alternativas ao problema. A principal constatação é que muitas famílias serão despejadas de suas casas.

As comunidades reivindicam que, em caso de realocação, as novas moradias sejam próximas aos locais onde vivem atualmente, e que a prefeitura garanta saneamento, infraestrutura e projetos de geração de emprego e renda. Elas exigem que o Estado destine recursos para melhoria de vida da população pobre, assim como irá investir milhões de reais no evento.

E para debater essa questão, uma audiência pública é realizada nesta sexta-feira (25/3), às 14h, na Assembleia Legislativa de Porto Alegre. Foram convidadas as comunidades atingidas, além da Prefeitura, o Governo do Estado, o Ministério Público Estadual e secretarias estaduais. (informações da Radioagência NP)

Compartilhe