Presidentes de diversas associações afiliadas à Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), conduzidos pelo presidente Nelson Calandra, estiveram na tarde dessa quarta-feira (20) com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Os magistrados foram apresentar a campanha “Diretas Já no Poder Judiciário”, bandeira defendida pela AMB que está em tramitação na Casa por meio da PEC nº 187/2012 e no Senado pela PEC nº 15/2012.
O presidente da AMB explicou a importância dos projetos que dispõem sobre a participação de juízes no processo de escolha de seus representantes, assim como iguala a todos os desembargadores o direito de disputar as administrações nas Cortes de Justiça. “A reunião foi muito boa, a proposta que a AMB apresenta é de simpatia do presidente da Casa”, disse Calandra.
Atualmente, apenas 17% da magistratura podem votar na escolha do presidente. Para o coordenador da Justiça Estadual da AMB, Walter Pereira, a campanha representa a democratização do Poder Judiciário e a consequente melhora para a sociedade em geral. A campanha “Diretas Já no Poder Judiciário” foi lançada pela AMB no dia 22 de junho, em Cuiabá.
“É necessário que em todo o país tenhamos a conscientização. Não só dentro da magistratura, mas que a sociedade possa assimilar que essa vontade não é um interesse meramente corporativo e associativo”, disse o magistrado, que também é o coordenador da campanha pela AMB. (com informações da AMB)