Skip to content

MARÇO AZUL-MARINHO: PREVINA-SE CONTRA O CÂNCER COLORRETAL

Azul é a cor da vida neste mês de março. E já que vida plena só se conquista com saúde, é o momento certo para prevenir o câncer colorretal, conscientizando-se sobre fatores de risco, diagnóstico precoce e tratamento.

E o que é o câncer colorretal? São tumores que acometem o intestino grosso, principalmente nas regiões chamadas de colo, reto e ânus. No Brasil, o tumor colorretal é o quarto que mais atinge homens e o terceiro na mulher, com maior incidência nas regiões Sul e Sudeste. Em caso de suspeita da doença, devemos procurar um médico gastroenterologista cirúrgico.

O câncer colorretal apresenta chances de cura se diagnosticado precocemente. O rastreamento e a vigilância se justificam pela alta incidência da doença e visa reduzir a mortalidade. A prevenção está intimamente relacionada na detecção precoce de lesões pré-malignas, os adenomas. O diagnóstico precoce pode ser feito pela pesquisa de sangue oculto nas fezes e por colonoscopia.

Fatores relacionados ao maior risco de desenvolver câncer colorretal:
• Idade: acima de 50 anos;
• História familiar de câncer de intestino;
• Ter uma dieta:
– Pobre em fibras;
– Ingestão excessiva de carnes vermelhas;
– Carnes processadas: salsicha, mortadela, linguiça, presunto, salame, bacon, peito de peru.

Principais sintomas:

Os sintomas dependem da localização do câncer. Para câncer localizado no colo direito, os sintomas mais frequentes são diarréia, anemia e massa palpável. Já o câncer do colo esquerdo apresenta constipação intestinal e obstrução intestinal. No câncer do reto os sintomas são sensação de evacuar, muco e fezes em fitas. A incidência de câncer com evolução assintomática ou com sintomas raros é o grande obstáculo para o diagnóstico precoce.

Como prevenir?

Ter uma dieta rica em fibras produtos de origem vegetal, pobre em gordura saturada e diminuir ingestão de carnes vermelhas.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Veja Também

Outras Notícias

NOTA DE PESAR

Com enorme tristeza, comunicamos o falecimento do colega Joel Ciriaco. O velório está acontecendo hoje, 04 de julho, às 9h, na capela 05, no cemitério

4ª MOSTRA CULTURAL SIND-JUSTIÇA

Será realizada, no dia 12 de julho, a 4ª Mostra Cultural de Aposentados e Pensionistas do Sind-Justiça. O evento é uma excelente oportunidade para aposentados