‘Mero aborrecimento’ com atraso do salário gera revolta entre servidores do Estado

Categorias do funcionalismo estadual criticaram as decisões de magistrados do Tribunal de Justiça do Rio que consideraram um “mero aborrecimento” o atraso dos salários. Representante do Sindicato dos Servidores do Judiciário, Alzimar Andrade disse ser “inadmissível que magistrados tenham a coragem de dizer que a falta de três meses de salários seja um aborrecimento. Principalmente quando recebem em dia”, lembrou.

Já Fabio Neira, presidente da Coligação dos Policiais Civis, desabafou ao lembrar que os servidores “sendo tratados como escravos”. No último domingo, o EXTRA mostrou que juízes negaram pedidos por danos morais alegando que o falta dos salários é um “mero aborrecimento”.

‘Nunca imaginei passar por isso’, lamenta servidora

Aposentada pela Secretaria de Fazenda, Elza de Souza diz estar cansada. Em um ano e meio, sua vida mudou por completo e o motivo é a falta de pagamento por parte do Estado:

— O último salário que recebi foi o de março. Estou em pânico, desesperada. Perdi o plano de saúde já. Foram 35 anos de trabalho, nunca imaginei passar por uma situação dessas”, lamentou. Elza cobra boa parte do salário de abril, todo o salário de maio e o 13º de 2016. Segundo ela, o atraso passa longe de ser “um mero aborrecimento”.

Lia de Mattos Rocha (Presidente da Associação dos Docentes da Uerj)

“O que nós estamos vivendo no RJ é uma tragédia social. Nossa situação é muito grave e conhecida: colegas com aluguel ou prestação da casa atrasados, com dívidas no banco, sendo sustentados por familiares. Passamos num concurso público e vivemos uma total situação de instabilidade. Não há nenhuma condição material é psicológica de trabalhar assim, por isso decretamos greve a partir do dia 01/08. Essa declaração do TJ é um escárnio.

Alzimar Andrade (Coordenador do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário)

É inadmissível que magistrados tenham a coragem de dizer que a falta de salários por 3 meses seja um mero aborrecimento. Principalmente porque os juízes recebem verdadeiras fortunas e em dia. Com os altos subsídios e imorais penduricalhos dos magistrados, eles estão completamente dissociados da realidade.

Márcio Garcia (Presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Rio)

Os servidores estão vivendo uma tortura psicológica contínua pois não podem fazer uso do pagamento pelo seu trabalho, tornando-se inadimplentes, alguns até com supressão dos serviços de água e luz, e muitos, muitos sem ter o que comer no mais alto grau de degradação humana.

FONTE: https://extra.globo.com/emprego/servidor-publico/mero-aborrecimento-com-atraso-do-salario-gera-revolta-entre-servidores-do-estado-21575038.html