Ministro da Fazenda diz que venda da Cedae ao BNDES é boa hipótese

Sindicato dos servidores teme que valor patrimonial da empresa esteja subavaliado. Privatização da empresa faz parte do acordo que garante empréstimo da União ao estado.

O ministro da Fazenda Henrique Meirelles disse a compra da Cedae pelo BNDESPar – criada para administrar as participações em empresas detidas pelo BNDES – pode ser uma “boa hipótese”. A afirmação foi feita dunrante entrevista à jornalista Miriam Leitão, da Globonews. O ministro ainda disse que essa proposta foi feita ao governo do Rio de Janeiro e ao BNDES, que gostaram da sugestão.
“É uma hipótese que me parece boa. Inclusive, é uma sugestão que fizemos no Rio e o BNDES gostou também desta sugestão, me parece uma boa hipótese. Quer dizer, portanto, BNDESPar poderia comprar a Cedae e a um preço que viabilizasse, no momento da privatização, e que o lucro eventual pudesse ter uma parcela de remuneração do BNDES e o restante fosse para o estado do Rio de Janeiro. Portanto, acredito que pode ser sim uma alternativa eficiente”, disse o ministro.
Na terça-feira, a jornalistas Cristiana Lôbo, informou em primeira mão em seu blog no G1, que por determinação do presidente Michel Temer. O BNDES vai comprar a Cedae por R$ 3 bilhões e preparar a empresa de águas e esgoto do Rio de Janeiro para a privatização.
A privatização da Cedae foi considerada inconstitucional pelo Ministério Público Federal e trabalhadores temem que o patrimônio da empresa seja dilapidado. A venda da Cedae, foi aprovada em votação na Assembleia Legislativa do Rio em fevereiro. Ela faz parte da contrapartida do governo do estado para o acordo que vai garantir aos cofres estaduais o empréstimo de R$ 3,5 bilhões do programa de recuperação fiscal do governo federal.
O diretor de comunicação do Sindicato dos Servidores de Saneamento de Niterói (STIPDAENIT), Ary Girota, diz que a venda da Cedae é grande equívoco e teme pela dilapidação da empresa, que é lucrativa e que no ano passado rendeu cerca de R$ 100 milhões de dividendos ao estado.

FONTE: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/ministro-da-fazenda-diz-que-venda-da-cedae-ao-bndes-e-boa-hipotese.ghtml