Na pressão, servidores estaduais ficaram fora da Reforma da Previdência mas governo tenta reverter

Na noite de quarta-feira (10), a Câmara dos Deputados realizou a votação em 1º turno da Reforma da Previdência e aprovou o desmonte das aposentadorias com 379 votos favoráveis.

O resultado definitivo pode sair essa semana, quando está marcada a votação em 2º turno da proposta.

Para conquistar o quórum necessário para aprovação da Reforma, o Governo Federal precisou comprar a fidelidade dos parlamentares com a promessa de mais de R$ 5,6 bilhões em emendas parlamentares. Para cumprir essas promessas, precisará pedir crédito suplementar e remanejar o orçamento.

Pressão deixou servidores públicos estaduais fora da Reforma

O Governo Federal desejava manter os servidores públicos estaduais e os municipais desde já na Reforma da Previdência. Entretanto com a pressão das entidades sindicais e das categorias sobre os parlamentares nos estados, o texto aprovado incluiu apenas os servidores públicos federais.

O governo ainda espera que o Senado volte a incluir os municipais e os estaduais. Caso isso não ocorra, ficará a cargo dos governos dos estados e dos municípios realizarem suas próprias reformas previdenciárias.

Próximas etapas

Se a Reforma for aprovada na votação em 2º turno, irá direto para a CCJ do Senado Federal. A expectativa é que a etapa dure pelo menos um mês, mas o governo quer apressar o andamento.

Assim que passar pela Comissão, a proposta será debatida pelo Senado, também em dois turnos. O projeto precisa receber 49 votos favoráveis nas duas rodadas de votação no plenário.

Saiba como votaram os parlamentares do Rio de Janeiro

Deputados federais que votaram a favor da proposta:

• Alexandre Serfiotis (PSD)
  • Altineus Côrtes (PL)
  • Aureo Ribeiro (Solidariedade)
  • Carlos Jordy (PSL)
  • Chiquinho Brazão (Avante)
  • Chris Tonietto (PSL)
  • Christino Aureo (PP)
  • Daniel Silveira (PSL)
  • Daniela do Waguinho(MDB)
  • Delegado Antônio Furtado (PSL)