Não é fácil votar na próxima semana, diz Maia sobre reforma da Previdência

Temer também disse no domingo que votação pode ficar para início de 2018.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), evitou dizer nesta segunda-feira (11) que a reforma da Previdência será votada nos próximos dias 18 e 19 e acompanhou a cautela demonstrada no domingo (10) pelo presidente Michel Temer.
Após encontro com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, na capital paulsita, Maia disse que fechará com Temer até quarta-feira (13) se é possível ter o número de votos favoráveis para aprovar a proposta.
“Olhando de hoje para a próxima terça-feira [19], não é fácil votar essa matéria”, afirmou. “Não é fácil votar na próxima semana. Se não conseguirmos votar neste ano, esse tema não sai da pauta em hipótese nenhuma”, completou.
Temer disse no domingo ainda ver possibilidade de a reforma ser votada neste ano, mas também vê chance de o tema ficar para 2018.
“Eu suponho que talvez seja possível [votar em 2017], mas, se não for, vamos encerrar a discussão ainda neste ano, e essa matéria da Previdência não vai parar. Se não for neste ano, será no início do ano que vem”, afirmou o presidente após discurso em conferência da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Contagem de votos

Maia, que participará de evento sobre o agronegócio na Fiesp, afirmou ainda não ter hoje o número de votos que seriam confirmadamente favoráveis à aprovação. “Eu não tenho esse número. Até quarta-feira vamos ter uma sinalização mais clara se a gente está próximo dos 308 ou longe”, disse.
“A decisão de pautar [a reforma no dia 18] é uma decisão da Presidência da Câmara. Mas eu não vou pautar uma matéria dessas se não tiver clareza de que temos mais de 308 votos. Não é bom para o Parlamento e muito menos para o Brasil termos um resultado ruim. Até porque, se expectativa for de derrota, o resultado ainda será pior do que o projetado na votação”, disse Maia.
Segundo Maia, dos 28 parlamentares do DEM que votam na Câmara, 24 ou 25 devem votar a favor da reforma da Previdência.
“Vou me empenhar para que consiga a maioria já na próxima semana”, concluiu Maia.

FONTE: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/nao-e-facil-a-gente-votar-na-proxima-semana-diz-maia-sobre-reforma-da-previdencia.ghtml