Filiado à FENAJUD, DIEESE e DIAP
Sindicato dos Servidores
do Poder Judiciário do Rio de Janeiro
Notícias Sindicais

NO BRASIL, POBRES GASTAM EM UM ANO O QUE RICOS GASTAM EM TRÊS DIAS

A quantia de dinheiro que o brasileiro pobre gasta em um ano é o mesmo gasto por um rico em três dias. A conclusão é de uma análise do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgada nesta quinta-feira (24/09). O estudo tem como base os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2008, apresentados na última semana. A situação é preocupante se for considerado que apenas 1% da população brasileira é avaliada como rica.

Segundo declaração à imprensa do pesquisador do Ipea, Sergei Soares, apesar de registrar, desde 2001, queda da desigualdade social, o Brasil ainda apresenta péssima distribuição de renda. Sergei explicou que se for mantida a tendência recente de redução da desigualdade, o Brasil levará 20 anos para chegar a um patamar que poderia ser considerado justo.

O pesquisador sugere que o governo continue a investir em programas como o Bolsa Família. O aumento do salário mínimo, o investimento em educação e o estímulo à formalidade no mercado de trabalho também são medidas essenciais, de acordo com o especialista.

Compartilhe