NOTA DO CRESS: 30 DE MAIO É DIA NACIONAL DE LUTA PELA IMPLANTAÇÃO DAS 30 HORAS DOS ASSISTENTES SOCIAIS

O Conjunto CFESS/CRESS está convocando os assistentes sociais e demais trabalhadores a organizarem, no próximo dia 30 de maio, o Dia Nacional de Lutas pela implementação da Lei das 30 horas semanais. Apesar de ter sido aprovada e sancionada em 2010, muitos empregadores ainda insistem em não cumpri-la, o que requer a necessidade da organização e da mobilização de toda a categoria para fazer cumprir esse direito conquistado, em uma árdua luta que há 3 décadas o Serviço Social vem fazendo.

A luta pela redução da jornada de trabalho é uma bandeira histórica da classe trabalhadora — reduzir jornada é ampliar a vida. No caso dos assistentes sociais, garante a possibilidade de prestar um serviço de maior qualidade à população usuária, princípio ético garantido no Código de Ética profissional.

Outras categorias profissionais estão na luta pela aprovação legislativa da jornada de 30 horas: psicólogos, enfermeiros, dentre outros. A vitória dos assistentes sociais serviu de fôlego para as lutas de muitas outras categorias de trabalhadores – e, por isso, o patronato insiste em não cumpri-la.

Nesse sentido, o CRESS-RJ entende que essa luta não será possível se não houver uma forte presença dos sindicatos – sujeitos que historicamente protagonizaram as lutas em torno da redução da jornada de trabalho.

O CRESS-RJ, assim, está propondo a criação de um Comitê Estadual Permanente pela Implementação das 30 horas semanais, que reúna entidades sindicais, associações, profissionais, estudantes e todos aqueles que se solidarizam com essa luta. Muitas têm sido as iniciativas administrativas, no interior das instituições, de exigência do cumprimento da lei. Mas entendemos ser fundamental coletivizarmos ainda mais as lutas, de modo a ganhar força e visibilidade pública.

O lançamento deste Comitê será realizado em uma Plenária Estadual de Luta pela Implementação da jornada de 30 horas semanais para assistentes sociais, a ser realizada no dia 30 de maio, às 18:30h, no auditório do SIND-JUSTIÇA, localizado na Travessa do Paço, 23 – 13º/14º andar, Centro. Estão sendo convidados para compor a mesa, além do CFESS e do CRESS-RJ, as representações estaduais das centrais sindicais.

A partir do mapeamento que existe hoje no CRESS-RJ, vários sindicatos e associações que representam assistentes sociais que não estão cumprindo oficialmente as 30 horas estão sendo convidados a participarem deste Plenária, de modo a comprometerem-se e somarem-se a essa luta. O CRESS enviou convites para as seguintes entidades: Sindsprev; Sind-Justiça; Saserj; Sintufrj; Sintuff; Asdunirio; Asfunrio; Assemperj; Sinasefe; Sisejufe; Associação de funcionários da UFRRJ; Sintuperj; SEPE; associações de funcionários públicos dos municípios de Volta Redonda e de Petrópolis.

Divulgue, participe, some-se a essa luta. Somos trabalhadores assistentes sociais, e apenas com nossa organização política, coletiva e sindical poderemos ganhar força para garantir que esse direito seja conquistado. (fonte: site do CRESS-RJ)