Em visita ao município de Porciúncula nesta quinta-feira, dia 30, o presidente da Seccional Felipe Santa Cruz, constatou as péssimas condições em que se encontra o Fórum da cidade. A reforma urgente do local é uma das demandas da advocacia que Felipe levará para a reunião com a presidente do Tribunal de Justiça (TJ), Leila Mariano.
“Somente vindo às subseções é que podemos constatar a realidade na qual os advogados trabalham. Vou levar as fotos do Fórum ao TJ. É um risco deixar este prédio funcionar deste jeito” afirmou Felipe enquanto verificava uma contenção com estacas que está sustentando a laje do prédio.
Na Comarca de Cambuci, a OAB/RJ constatou que lá há um único juiz e que ele só aparece uma vez por semana, além da inexistência de internet banda larga e de um serviço intermitente de telefonia móvel.
Sobraram reclamações dos advogados locais durante a passagem da comitiva da Seccional pelo município. Sem juiz titular há seis anos, o magistrado da região, titular em Italva, aparece muito pouco. A carência, segundo Felipe, não é um problema pontual de algumas regiões, mas a principal queixa em todo o Rio.
“Recebemos uma boa noticia que é a realização de concurso para juízes leigos, mas infelizmente esta medida não resolverá o problema. Temos uma média de 20 aprovados por concurso. Temos que cobrar, no CNJ se for o caso, uma forma de concurso mais eficiente. Vinte novos juízes não suprem sequer as aposentadorias anuais”, reclamou Santa Cruz. (com informações da OAB/RJ)