Skip to content

Padilha: governo vai insistir com líderes para aprovar reforma da Previdência

PMDB divulgou no Twitter vídeo do ministro da Casa Civil no qual ele fala sobre o assunto. Ao Blog do Valdo Cruz, Temer afirmou que, sozinho, governo não consegue aprovar reforma.

O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou nesta terça-feira (7) que o governo vai “insistir” com os líderes de partidos aliados para a reforma da Previdência Social ser aprovada no Congresso.
A declaração do ministro foi dada em um vídeo divulgado pelo PMDB no Twitter.
Mais cedo, nesta terça, o presidente Michel Temer afirmou ao colunista do G1 e da GloboNews Valdo Cruz que, “sozinho”, o governo não consegue aprovar a reforma.
“O governo do presidente Michel Temer está mantendo firme sua posição da necessidade de realização da reforma da Previdência no país. […] É indispensável uma reforma e vamos insistir com nossas lideranças, com nossos parlamentares. Necessitamos, indubitavelmente, de uma reforma. Não podemos entrar em 2019 sem uma reforma da Previdência Social”, declarou Padilha no vídeo.
Camarotti: Temer condiciona reforma da Previdência à pressão da sociedade
A proposta, enviada ao Congresso no ano passado, já foi aprovada por uma comissão especial.
O objetivo do governo é aprovar as mudanças nas regras previdenciárias ainda neste ano, mas, diante do impasse entre o Palácio do Planalto e os deputados sobre o texto a ser votado no plenário, a reforma patina na Câmara.
Nesta segunda, o presidente Michel Temer reconheceu pela primeira vez, durante encontro com líderes de partidos aliados, que a reforma pode não ser aprovada “em todo o conjunto”.
Entre outros pontos, a proposta em discussão no Congresso prevê que a idade mínima para aposentadoria pelo INSS será de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres. Além disso, homens e mulheres terão de contribuir por pelo menos 25 anos.
Deputados machucados
Aliado do governo, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), avaliou nesta segunda que a reforma da Previdência não avança no Congresso porque os deputados da base estão “machucados”.
“Nós passamos cinco meses aqui de muita tensão. Um desgaste para os deputados da base que votaram com o presidente, muito grande. Não adianta a gente negar. Os deputados estão machucados. Então, o governo precisa dar uma conversada com os lideres, dar uma reorganizada na base”, afirmou Maia.
Nesse período citado por Maia, a Câmara rejeitou as duas denúnciasoferecidas pela Procuradoria Geral da República (PGR) contra o presidente pelos crimes de corrupção passiva, obstrução de Justiça e organização criminosa.
Com isso, os deputados livraram Temer de ser processado no Supremo Tribunal Federal e os dois processos contra ele só poderão ser analisados pela Justiça em 2019, quando ele deixar o mandato.

FONTE: https://g1.globo.com/politica/noticia/padilha-diz-que-governo-vai-insistir-com-lideres-para-aprovar-reforma-da-previdencia.ghtml

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Veja Também

Outras Notícias

1ª MOSTRA CULTURAL SIND-JUSTIÇA

O Sind-Justiça convida a todos os aposentados, pensionistas, demais servidores e familiares para participar da 1ª Mostra Cultural Sind-Justiça – Aposentados e Pensionistas, que se