Filiado à FENAJUD, DIEESE e DIAP
Sindicato dos Servidores
do Poder Judiciário do Rio de Janeiro
Notícias Sindicais

PAGODE DO TREM COMEMORA O DIA NACIONAL DO SAMBA NO SÁBADO, 3/12

Sob o comando do cantor e compositor Marquinhos de Osvaldo Cruz, neste sábado, 3/12, ao meio-dia, será realizada a 16ª edição do Trem do Samba, que homenageia o Dia Nacional do Samba, 2 de dezembro.

Este ano, as festividades começaram em 29 de novembro — com shows e rodas de samba gratuitos pela cidade — e culminarão no sábado, com a saída do (já tradicional) trem da Central do Brasil rumo a Osvaldo Cruz, berço do samba carioca, onde nasceram e vivem grandes nomes da música como Candeia, Manacéa, Monarco, Tia Doca, Tia Surica, entre outros.

Em 1996, Marquinhos de Oswaldo Cruz idealizou o Pagode do Trem, mais tarde conhecido como ‘Trem do Samba’, um passeio pelos trilhos ao ritmo do samba, que já foi tema de dois documentários produzidos pela BBC de Londres. Após criar o Trem do Samba, o sambista soube que Paulo da Portela, fundador da escola Azul e Branca, da qual Marquinhos é seguidor, também usou o trem, junto com portelenses, para fugir da repressão policial na década de 20. (fonte: Sindsprev-RJ)

Compartilhe