Três exposições promovidas pelo Museu da Justiça estão em cartaz no Centro da Memória Judiciária de Niterói. São elas “Dom João VI e a Justiça em Niterói”; “Projeto Memória do Poder Judiciário”; e “A Justiça e sua Simbologia”. O acesso a todas as mostras é gratuito. O Centro Memória Judiciária funciona de segunda a sexta, das 11h às 18h, e está localizado dentro do antigo Palácio da Justiça da cidade, na Praça da República, s/n º (Centro).
As exposições tratam dos aspectos da história da cidade e da Justiça fluminense: “Dom João VI e a Justiça em Niterói” destaca o papel desempenhado pelo monarca na criação da Vila Real da Praia Grande, origem da cidade de Niterói; “Projeto memória do Poder Judiciário” retrata a Justiça nacional e estadual de outras épocas por meio de objetos, quadros e condecorações; e “A Justiça e sua simbologia” procura dar ao visitante uma ideia do significado das figuras e representações utilizadas na esfera Judiciária.
VISITAS GUIADAS — Outro programa gratuito que faz um panorama histórico sobre o Judiciário fluminense são as visitas mediadas e guiadas por educadores aos antigos palácios da Justiça do Rio e de Niterói. Ambas duram cerca de uma hora e percorrem vários ambientes que mostram o funcionamento da Justiça atual e de outras épocas, além de contarem a história da arquitetura de cada prédio.
Mais informações pelos telefones (21) 3002-4284 / 3002-4285 ou, ainda, pelo e-mail museudajustica.niteroi@tjrj.jus.br. (informações da OAB/RJ)