PARA O DIEESE, SALÁRIO MÍNIMO DEVERIA SER R$ 2.047

O brasileiro precisaria de um salário mínimo no valor de R$ 2.047,58 para conseguir arcar com suas despesas básicas, de acordo com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

A entidade verificou que são necessárias 4,01 vezes o mínimo para suprir as demandas do trabalhador. O cálculo foi feito com base no mínimo de R$ 510, atualmente em vigor.
Em agosto, o valor necessário para suprir as necessidades mínimas do trabalhador era de R$ 2.023,89 — 3,97 vezes o mínimo atual.

O salário mínimo necessário é o que segue o preceito constitucional de atender às necessidades vitais do cidadão e de sua família, como moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, sendo reajustado periodicamente para preservar o poder de compra.

Em setembro deste ano, o comprometimento da renda com os gastos da cesta básica alcançava, em média, 45% do salário mínimo, ante os 44,29% necessários em agosto. Confira o movimento do salário mínimo vigente e o necessário de setembro de 2009 ao mesmo mês deste ano. (informações do Dieese)