Pensões vinculadas a ex-magistrados têm valor médio de R$ 20.189 por mês

Segundo dados do Tribunal de Justiça do Estado do Rio, o gasto mensal gerado pelos 409 pensionistas de juízes e desembargadores é de R$ 8.257.464,14. O valor total dividido entre os benefícios rende, em média, R$ 20.189 a cada um. A pensões incluem todos os benefícios adquiridos pelo magistrado durante seu período em atividade, além do vencimento básico.
Na folha de julho, por exemplo, oito pensionistas receberam acima de R$ 33.763,00, valor estabelecido como teto no Judiciário, estabelecido pelo salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal. A pensão mais alta custou R$ 80 mil aos cofres do Tribunal de Justiça do Rio, sendo que o beneficiário da pensão recebeu mais de R$ 58 mil líquido, após os descontos.

Justiça pode mudar responsabilidade pelos pagamentos

Desde o dia 6 de agosto, a 5ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Rio analisa pedido do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (SindJustiça-RJ) para que o pagamento das pensionistas dos serventuários seja feito pelo próprio TJ. No pedido, eles lembram que o Tribunal já arca com as despesas sobre o pagamento das pensionistas de juízes e desembargadores.
No dia 14 de agosto, o juiz Wladimir Hungria abriu prazo de 5 dias para manifestação da Procuradoria-Geral do Estado e do Rioprevidência. Até o momento, porém, não houve qualquer andamento além da manifestação das partes.
Além dos salários dos pensionistas de magistrados, o TJ-RJ arca com todos os vencimentos de seus servidores ativos e dos aposentados, sejam eles serventuários ou magistrados.

FONTE: https://extra.globo.com/emprego/servidor-publico/pensoes-vinculadas-ex-magistrados-tem-valor-medio-de-20189-por-mes-21776782.html