Pezão diz que Rio de Janeiro está ficando ingovernável

Governador afirma que pediu trégua ao presidente Temer

RIO – O governador Luiz Fernando Pezão afirmou, em entrevista à CBN na manhã desta sexta-feira, que pediu ao presidente Michel Temer e à secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, um período de trégua. Reportagem publicada nesta sexta-feira no GLOBO informa que Pezão ameaçou Ana Paula de pedir oficialmente uma intervenção federal no estado. A iniciativa foi tomada após o governador tomar conhecimento de um novo bloqueio de R$ 140 milhões da União nas contas do estado. A resposta foi dada quando Pezão foi perguntado sobre o pedido de intervenção federal. O governador afirmou ainda que o “Rio de Janeiro está ficando ingovernável”.
– Conversei com o Temer e com a secretário do Tesouro Nacional e pedi que tivéssemos um período de trégua do Tesouro. Se tinha que cortar 100%, que cortasse 60%, 70%, para respirarmos e fazermos a travessia nesse momento de queda na arrecadação – disse Pezão à CBN. A trégua a que o governador se referiu é o pedido de intervenção.
O governador diz não querer receber recursos extraordinários, pois o problema do estado é estruturante, ao defender o pacote de cortes e a reforma na Previdência.
O governo do Rio de Janeiro, segundo Pezão, está há um ano e meio querendo securitizar dívida ativa e os royalties do petróleo.
– O Tesouro acha que impacta no primário, mas tenho pareceres dos maiores economistas de que não impacta. E ficamos numa discussão interminável.
Ele prosseguiu:
– O remédio que está na Lei de Responsabilidade Fiscal é que posso reduzir jornada de trabalho e salário, e isso não vai resolver meu problema. Estamos com aumento de 19% na matrícula e 28% no atendimento no posto de saúde, como vou demitir funcionário? – indaga.
O recuo na proposta de aumento da alíquota do desconto previdenciário para 30% foi minimizado pelo governador. De acordo com ele, está sendo estudado um pacote de cortes a taxações de R$ 4 bilhões que compensariam em parte a economia de R$ 7 bilhões com a proposta.

FONTE: http://oglobo.globo.com/rio/pezao-diz-que-rio-de-janeiro-esta-ficando-ingovernavel-20451729