Pezão fará leilão de empréstimo de R$3,5 bi para o Rio na próxima semana

Ações da Cedae serão usadas como garantia. Banco chinês deve participar

RIO – O governador do Estado do Rio, Luiz Fernando Pezão, disse que espera lançar o edital para o empréstimo de R$ 3,5 bilhões do plano de recuperação fiscal que vai dar ações da Cedae como garantia entre segunda-feira e terça-feira da próxima semana. Ele participou do lançamento da pedra fundamental para a construção da subestação em Paracambi que vai escoar a energia da usina de Belo Monte, no Pará, na Região Sudeste e está sendo construída pela chinesa State Grid.
Pezão ressaltou que o leilão deve ocorrer após oito dias úteis que o edital for publicado. E que espera receber os recursos no fim de outubro ou início de novembro.
– Vamos lançar o edital e estamos resolvendo as últimas exigências da secretaria do Tesouro Nacional. Tem uma equipe do Tesouro aqui na Fazenda. Queremos ver se a gente publica esse edital na segunda ou na terça. Também está se votando uma lei hoje na Alerj que faz a adesão do estado às leis da renegociação da dívida. Após o leilão, tem a questão de assinar os contratos e os recursos devem entrar no fim de outubro ou início de novembro – disse Pezão.
Ele detalhou que onze bancos se habilitaram para participar do leilão que vai conceder o empréstimo. Vence o banco que apresentar as melhores condições. Entre os interessados, segundo Pezão, está o Banco de Desenvolvimento Chinês é um desses bancos.
– Um deles ( que se habilitou) é o Banco de Desenvolvimento Chinês. Estimulamos uma participação maciça e que saia com preço bom esse recursos que temos direito na Lei de recuperação fiscal que é de R$3,5 bilhões e que nos ajude a colocar tudo em dia. Que eles (chineses) entrem no leilão. Que eles entrem firme e nos ajudem a sair desse momento – destacou Pezão.

FONTE: https://oglobo.globo.com/rio/pezao-fara-leilao-de-emprestimo-de-r35-bi-para-rio-na-proxima-semana-21883197