Filiado à FENAJUD, DIEESE e DIAP
Sindicato dos Servidores
do Poder Judiciário do Rio de Janeiro
destaque home

Sindjustiça-RJ realiza Plenária com a categoria sobre Reforma Administrativa

O Sindjustiça realizou uma Plenária sobre Reforma Administrativa na noite desta segunda-feira (21/09). A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 32/2020 está em tramitação no Congresso Nacional e o Sindjustiça convoca a categoria a unir-se às lutas sindicais do país inteiro a fim de barrar a PEC, que sob o pretexto de reforma, na verdade pretende acabar com o serviço público brasileiro.

Durante a Plenária, estiveram presentes os diretores do sindicato, Carlos Venâncio, Suzana Barbosa, Aurélio Lorenz, Eliane Catta Preta e José Carlos Arruda. Os dirigentes expuseram todas as ações que a entidade está realizando contra a Reforma Administrativa e colocaram-se à disposição dos participantes para ouvir novas propostas. Uma delas foi a necessidade de esclarecer à categoria sobre a reforma e o que ela representa para os serventuários para que, assim, eles possam entender a urgência de lutar contra mais esse desmonte de tudo que é público e essa política de redução ao Estado mínimo, que reduz as políticas públicas em todas as áreas.

Foi ratificado o apoio do Sindjustiça às ações e campanhas do Fórum Permanente dos Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (FOSPERJ) e do Fórum Unificado em Defesa do Serviço Público, que reúne servidores das esferas federal, estadual e municipal de todo o país. Os dois grupos pretendem unificar os servidores para barrar a PEC da Rachadinha.

Foi proposta também a criação no site de um repositório de dúvidas com fontes seguras e confiáveis sobre a Reforma Administrativa. Ali, o serventuário poderá tirar suas dúvidas sobre o andamento e de tudo que sair sobre a PEC nº 32/2020, fugindo das fake news que, inevitavelmente, são veiculadas nas mídias, além de uma cartilha impressa, de fácil leitura e compreensão, para distribuição. O sindicato ofereceu apoio também aos fóruns para inserções nas mídias através de outdoor, busdoor e veiculação em rádio, dividindo os custos. Todas as propostas foram aprovadas e o Sindjustiça está trabalhando para efetivá-las.

Dentre as ações que já estão em andamento, o Sindjustiça destaca a campanha #VcPrecisaSaber, organizada pelo FOSPERJ, no qual o sindicato está na linha de frente. A primeira atividade convocada será no próximo dia 23/09 (quarta-feira), das 8h às 10h (Praça XV) e das 17h às 19h (Central do Brasil). O Sindjustiça estará nas ruas, ao lado das entidades de servidores estaduais que participam do Fórum, participando do lançamento desta campanha em um Ato Performático, com carro de som, apresentação de artistas populares, entrega de panfletos e conversando com a população para conscientizar dos prejuízos que a Reforma Administrativa traz com o desmonte do serviço público. 

As ações continuam no dia 30 de setembro, “Dia Nacional de Lutas em defesa do serviço público”, com ato unificado de entidades das três esferas de poder e das mais diversas categorias, que ocorrerão simultaneamente em todo o Brasil contra a PEC nº 32.

O sindicato pede para que os serventuários que não estejam no grupo de risco da Covid-19 participem desta grande mobilização nas ruas e que utilizem equipamentos de proteção como máscaras, luvas, para quem vai distribuir material impresso, e álcool em gel. Para ajudar na mobilização, foram confeccionadas máscaras com a mensagem “Não à Reforma Administrativa”, e faixas que serão colocadas nos fóruns. Também será realizada uma série de ações on-line como Lives e cards de conscientização, para enfrentar os argumentos do governo.

No dia 24/09 (quinta-feira), às 17h30, o Sindjustiça realizará mais uma Live para discutir o tema com a participação do doutor em economia e especialista em políticas e gestão governamental, Paulo Kliass, do deputado estadual Flávio Serafini (PSOL), com mediação dos dirigentes da entidade, Aurélio Lorenz e Eliane Catta Preta.

Também foi divulgada durante o debate uma plataforma desenvolvida pelo sindicato para envio de e-mails aos parlamentares do Congresso Nacional na intenção de pressioná-los a votarem contra a Reforma Administrativa na Câmara dos Deputados. O sistema pode ser acessado por este link. 

Será disponibilizado no site do sindicato um calendário com as próximas atividades do sindicato e dos fóruns na luta em defesa dos serviços públicos.

Compartilhe