Previsão de Pezão falha e aval fica para esta sexta; contrato será publicado na segunda

Não foi dessa vez que uma previsão feita pelo governador Luiz Fernando Pezão se concretizou. Ontem, após horas seguidas de reuniões, o governo do Rio assinou o contrato de empréstimo de R$ 2,9 bilhões junto ao banco BNP Paribas, recebeu três pareceres favoráveis para a operação, mas não conseguiu homologar o acordo como havia previsto o governador. Hoje, às 16h, uma solenidade está marcada para registrar o aval dado pelo União ao procedimento. O encontro terá a presença do presidente Michel Temer, do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e do próprio Pezão.
— Já acertamos. Trouxemos o contrato com o banco já assinado. Amanhã, tem a solenidade final. Está tudo encaminhado, acertado e com o aval garantido — disse Pezão.
Já o ministro Henrique Meirelles festejou o sucesso das negociações entre as partes.
— A essa altura está tudo resolvido. Foi um trabalho intenso. O processo que começou com a elaboração da lei de Recuperação Fiscal vai culminar com a operação de crédito que terá como penhor as ações da Cedae. Está tudo praticamente concluído — afirmou.
Nos bastidores, integrantes do governo apontaram a internação do presidente Michel Temer como a pedra no caminho para o aval. Caso Temer não estivesse internado, o aval teria saído na tarde de ontem.
Contrato será publicado na segunda no Diário Oficial
Como o contrato só será assinado hoje, a publicação do texto no Diário Oficial da União está prevista para segunda-feira, dia 18. De acordo com o edital do pregão que regulou o empréstimo de R$ 2,9 bilhões, são necessário três dias úteis para a entrada de parte do dinheiro, cerca de R$ 2 bilhões.
A previsão de integrantes do Estado é que o valor esteja disponível no dia 20. Resta saber se o governo terá condições de operar o pagamento de quatro folhas de forma simultânea.
— Estamos deixando tudo preparado — disse o secretário de Fazenda, Gustavo Barbosa.

FONTE: https://extra.globo.com/emprego/servidor-publico/previsao-de-pezao-falha-aval-fica-para-esta-sexta-contrato-sera-publicado-na-segunda-22193768.html