Filiado à FENAJUD, DIEESE e DIAP
Sindicato dos Servidores
do Poder Judiciário do Rio de Janeiro
destaque home

Próxima mesa do ciclo de debates sobre questões raciais acontece dia 12/11

Ontem (05/11), o coletivo de organização do Fórum Permanente de Serviço Social e Sistema de Justiça e do Fórum das(os) Psicólogas(os) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com o Sindjustiça-RJ, realizou a primeira mesa do Ciclo de debates sobre questões raciais – Sistema de justiça e práticas antirracistas. O encontro teve como tema “Formação acadêmica, exercício profissional e relações raciais”.

Participaram deste primeiro debate a assistente social do TJ-RJ, Roberta Barreto; a doutora em Serviço Social e conselheira do CRESS (7ª Região), Jussara dos Santos; a assistente social e mestra em Política Social, Roseli Rocha; o psicólogo e docente na Faculdade Católica Dom Orione, no Tocantins, Robenilson Barreto e a psicóloga especialista em terapia de família, Roberta Federico.

A mesa abriu o 1º ciclo de debates sobre práticas antirracistas, que acontecerá todas as quintas-feiras do mês de novembro, visando ao Dia da Consciência Negra, 20 de novembro. O próximo encontro acontece dia 12/11, às 19h30, e terá como tema “O lugar da branquitude e o sistema de justiça”.

Para o debate, foram convidadas a presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Elas e coordenadora do Grupo de Pesquisa de Carnaval LUPA (IFCS-UFRJ), Helena Theodoro, e a assistente social e coordenadora do programa de pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Magali Almeida. A mesa terá como mediadora Mirian Silva, assistente social do TJ-RJ.

A programação do evento ainda vai englobar temas como o impacto do racismo estrutural nas famílias negras e o poder judiciário; e o sistema de justiça e interseccionalidade. O Sindjustiça acredita que eventos assim são necessários e de extrema importância, pois, além de tocar uma questão social que marca profundamente a sociedade brasileira, dialogam com as práticas profissionais dos serventuários.

O ciclo de debates será transmitido no Facebook e no YouTube do sindicato. Para quem desejar receber certificado de participação e ter as horas computadas pela ESAJ, inscreva-se pelo link (clique aqui) e fique atento para preencher a lista de presença durante o debate.

Compartilhe