Quase um mês após leilão, estado do RJ aguarda parecer para homologar acordo com banco

Documento da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional é o entrave que resta para que o governo do estado consiga contrair o empréstimo de R$ 2,9 bilhões. Dinheiro vai para salários atrasados de servidores.
Um parecer da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional é o que falta para que o governo do RJ consiga contrair o empréstimo de R$ 2,9 bilhões para pagar os salários atrasados dos servidores. O ministério da Fazenda disse que o órgão ainda não foi requisitado formalmente a se manifestar sobre a operação, que contou com a garantia das ações da Companhia Estadual de Águas e Esgotos, a Cedae, e a contragarantia da União, avalista da negociação.

O leilão para viabilizar os recursos ao governo fluminense, incluído no acordo do regime de recuperação fiscal, foi vencido pelo banco francês BNP Paribas, no dia 01 de novembro. O contrato precisa do aval do Tesouro Nacional para ser homologado e publicado no Diário Oficial, e uma das exigências é a análise da Procuradoria da Fazenda.

O governador Luiz Fernando Pezão retornou de Brasília nesta quarta-feira, depois de se reunir com o presidente Michel Temer para discutir o assunto. O ministério da Fazenda informou que está trabalhando pra resolver a pendência, mas preferia não fazer previsões por se tratar de uma transação financeira classificada pela pasta como peculiar. No próximo dia 14, Pezão deve se reunir novamente com o Movimento Unificado dos Servidores Públicos do Estado, o Muspe.

Venceu na segunda-feira, dia 27, o prazo que o peemedebista deu aos servidores pra quitar o décimo terceiro salário de 2016. A secretaria de Fazenda do Rio lembrou que a versão final do contrato ainda está em negociação, e por isso a Procuradoria ainda não foi notificada.

FONTE: http://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/141513/quase-um-mes-apos-leilao-estado-do-rj-aguarda-pare.htm