Skip to content

Recuperação do Rio: previsão de volta da condição de investimento a partir de 2020

A partir de hoje, o Estado do Rio se encontra sob um regime fiscal diferenciado. Ontem, em solenidade realizada em Brasília, o governador Luiz Fernando Pezão e o presidente em exercício, Rodrigo Maia, homologaram o acordo.
— (O plano) Vai levantar a autoestima do servidor. Vai dar previsibilidade ao servidor do seu salário. Um plano que tenho certeza que vai fazer o estado do Rio de Janeiro se reerguer — avaliou Pezão.
A primeira missão do Estado será colocar suas obrigações em dia, em especial, o salário dos servidores. A dívida, hoje, gira em torno do 13º salário de 2016, devido a cerca de 227 mil funcionários. A pendência é de R$ 1,2 bilhões.
“Em cerca de 30 dias, o Rio de Janeiro poderá contar com recursos para liquidar boa parte das contas em atraso, incluindo salários e pensões”, escreveu o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles em seu perfil no Twitter.
Os recursos mencionados por Meirelles tratam do empréstimo que terá como garantia as ações da Cedae. O governo estadual espera arrecadar até R$ 3,5 bilhões com a operação. Segundo o ministro, o plano de recuperação fiscal do Rio será formado por quatro pilares: medidas de aumento de receitas, redução de despesas, concessão de empréstimos e suspensão do pagamento das dívidas estaduais com a União.
O processo, porém, será longo. Segundo relatório da Secretaria do Tesouro Nacional, o Rio terá condições de arcar com obrigações que incluem o pagamento da folha dos servidores e a possibilidade de investimentos e custeio ao final de 2019.
“(…) Ademais, no Plano proposto também se observa que, ao final do terceiro ano de vigência do Regime, o Estado do Rio de Janeiro deve recuperar a sua capacidade de pagamento para as suas despesas primárias (…)”.

FONTE: https://extra.globo.com/emprego/servidor-publico/recuperacao-do-rio-previsao-de-volta-da-condicao-de-investimento-partir-de-2020-21790352.html

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Veja Também

Outras Notícias

NOTA DE PESAR

Comunicamos, com enorme tristeza, o falecimento da colega Priscilla Braga, ocorrido na manhã desta quinta, por complicações da Covid. Priscila estava lotada no Fórum da

VENDA DA LICENÇA TERMINA HOJE, 21

Termina hoje, 21 de maio, o prazo para venda da licença-prêmio! Por favor, compartilhem a informação e avisem aos colegas da serventia que estejam de

X