Reforma trabalhista deve passar por duas comissões antes do plenário, diz Jucá

Líder do governo afirmou que proposta deve ser analisada pelos colegiados de Assuntos Sociais e de Assuntos Econômicos; líder do PSDB defendia que texto fosse direto a plenário.

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse nesta terça-feira (2) que a proposta de reforma trabalhista do governo Michel Temer deverá ser analisada por duas comissões antes de seguir ao plenário principal do Senado.
Segundo o líder governista, o texto será analisado pelos colegiados de Assuntos Sociais (CAS) e de Assuntos Econômicos (CAE).
Aprovada pela Câmara na semana passada, com 296 votos favoráveis e 177 contrários, a reforma trabalhista precisa ser votada agora pelos senadores.
Entre outros pontos, a reforma estabelece regras para que acordos entre empresários e representantes dos trabalhadores passem a ter força de lei, o chamado “negociado sobre o legislado” (leia mais sobre a reforma aqui).
“As duas comissões de mérito para analisar a matéria são a de Assuntos Sociais e de Assuntos Econômicos”, afirmou Jucá. O peemedebista disse ainda que a Comissão De Constituição e Justiça (CCJ) não deve votar o tema.
Segundo o líder do governo, os relatores da proposta nas comissões serão escolhidos pelos presidentes dos colegiados pelos quais a proposta vai passar, conforme prevê o regimento da Casa.
Na última quinta-feira (27), o líder do PSDB no Senado, Paulo Bauer (SC), defendeu que o texto fosse analisado diretamente pelo plenário, sem passar pelas comissões. A possibilidade é prevista pelo regimento desde que um requerimento de urgência seja aprovado.
Já oposicionistas defendem que o texto seja discutido também pela CCJ e pela Comissão de Direitos Humanos (CDH).

FONTE: http://g1.globo.com/politica/noticia/reforma-trabalhista-deve-passar-por-duas-comissoes-antes-do-plenario-diz-juca.ghtml