RJ terá R$ 600 mil a menos por venda da Cedae

Estado ficará R$ 2,9 bilhões e não mais os R$ 3,6 bilhões previstos inicialmente. Redução ocorreu porque Governo Federal avaliou a companhia por um preço mais baixo.

O Governo do Estado do Rio lançou nesta segunda-feira (9) o edital para a contratação da instituição financeira que vai emprestar R$ 2,9 bilhões ao Estado como forma de antecipar o dinheiro da venda da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae).
O comentarista Edimilson Ávila explicou a situação: o valor inicial da venda da companhia seria de R$ 7 bilhões. O Governo do Estado teria direito a pouco mais da metade desse total – R$ 3,6 bilhões.
No entanto, o Governo Federal avaliou a venda da empresa abaixo do valor inicial, o que faz com que a metade a qual o Estado tem direito fique em R$ 2,9 bilhões – ou seja, R$ 600 mil a menos que a quantia que iria para os cofres do Estado.
A licitação está prevista para o dia 24 deste mês, às 16h. Por conta da data, o dinheiro poderá chegar à administração estadual ainda no início de novembro.
Questionado, o governador Luiz Fernando Pezão infomou que, com esse dinheiro, poderá pagar os salários atrasados de 2017 mais o 13º salário de 2016 – porém, o chefe do Executivo estadual não garantiu o 13º de 2017.
No acordo, o Governo Federal é quem dá a garantia à contratação da instituição financeira para a operação de crédito. Os detalhes foram divulgados no Diário Oficial desta segunda-feira (9). A realização do pregão presencial vai ocorrer no próximo dia 24, a partir das 16h.
De acordo com aliados do Governo de Luiz Fernando Pezão ouvidos pelo G1 no final do mês passado, a expectativa era de que o adiantamento fosse utilizado – até novembro – para pagar o Regime Adicional de Serviço (RAS) de policiais e o décimo terceiro salário de servidores, atrasados desde o ano passado.
O valor, porém, está abaixo do previsto pelo Governo inicialmente, de R$ 3,5 bilhões. Na ocasião, o líder do governo na Alerj, Edson Albertassi (PMDB), afirmou que o valor colocaria toda a folha de pagamento em dia.
“É claro que essa é uma medida que cabe ao Executivo, mas o que temos escutado, inclusive do secretário de Fazenda, é que dentro de um mês esses pagamentos sejam feitos”, concordou Rafael Picciani (PMDB), no último dia 29,
A publicação do edital, porém, acabou atrasando por conta de uma liminar da Justiça do Trabalho que interrompeu o processo de privatização da Cedae. A liminar foi derrubada em instâncias superiores.
De acordo com a publicação no D.O., o edital e seus anexos estão à disposição dos interessados na Assessoria de Licitações, sito à Avenida Presidente Vargas, nº 670, 11° andar, Centro, nos dias úteis, no horário, das 9h às 17h, mediante a entrega de uma resma de papel A4 ou no site www.fazenda.rj.gov.br. Outras informações pelo telefone 2334-4578/4477. O pregão será realizado no dia 24 de outubro.

FONTE: https://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/rj-lanca-edital-para-conseguir-emprestimo-que-antecipa-receita-da-venda-da-cedae-a-r-29-bilhoes.ghtml