SEIS ANOS DA CHACINA DA BAIXADA FLUMINENSE

Na noite do dia 31 de março de 2005 completavam-se 41 anos do golpe militar de 1964. Nesse dia, policiais militares iniciaram uma série de assassinatos em Nova Iguaçu e só terminaram a ação em Queimados, no Estado do Rio. 29 pessoas morreram e somente uma conseguiu sobreviver.

Essa foi a maior matança realizada por agentes do Estado até hoje no Rio de uma só vez. O caso teve intensa repercussão nacional e internacional e ficou conhecido como a Chacina da Baixada. Familiares das vítimas e organizações defensoras dos direitos humanos se mobilizaram na cobrança do Estado. Por isso, foram investigados e identificados alguns dos culpados.

Dos 11 policiais diretamente envolvidos, apenas cinco foram julgados, quatro foram condenados e um absolvido. Os outros não foram julgados. Nenhum mandante ou chefe do grupo de extermínio foi investigado.

Em 2011, os seis anos da chacina serão lembrados por uma caminhada que vai refazer o trajeto dos assassinos pelas ruas de Nova Iguaçu naquela noite. A concentração será no dia 31 de março, às 15h, na Via Dutra, altura da Besouro Veículos. À noite haverá uma missa em lembrança das vítimas. (informações da Rede Contra a Violência)