Filiado à FENAJUD, DIEESE e DIAP
Sindicato dos Servidores
do Poder Judiciário do Rio de Janeiro
Notícias Sindicais

Servidores do Rio protestam contra pacote de medidas do governo

02:49 Geral, Notícias 08/11/2016 – 15h46

Rio de Janeiro

Servidores da segurança pública do estado do Rio de Janeiro se reuniram, na manhã desta terça-feira, em frente a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro( Alerj) para protestar contra o pacote de medidas do Governo do Estado.

Bombeiros, agentes penitenciários, policiais civis e militares ativos e aposentados, além de familiares, tomaram as escadarias da Alerj e as duas vias da Avenida Primeiro de Março. O sentimento era de indignação, como apontou uma policial civil que não quis ser identificada.

Profissionais de outras áreas, como saúde e educação, também foram protestar contras as medidas do governo estadual. Para professora Kely Cristina, que trabalha na Faetec em Quintino, a situação é lamentável.

O vice-presidente do Sindicato do Sistema Penitenciário, João Raimundo, comenta que os servidores de diversas áreas estão contra o pacote.

Um dos principais pontos é o aumento da contribuição previdenciária, que, se aprovado, passa de 11 para 14% para servidores ativos e inativos. Além desse aumento, a proposta do governo é que todos os servidores – incluindo aposentados e pensionistas que ganham menos de R$ 5.189 que, atualmente, são isentos da taxa – tenham um desconto previdenciário extra por 16 meses.

Segundo a proposta, nesse período, a alíquota previdenciária será de 30% para todos os servidores estaduais ativos e inativos.A aposentada da área da saúde, Maria da Graça Gomes, diz que não sabe o que fazer caso o projeto de lei seja aprovado.

Na semana passada, o governo do estado do Rio de Janeiro anunciou um pacote de medidas para enfrentar a crise financeira no estado. Ao todo, foram 22 projetos de lei encaminhados à Alerj e seis decretos já publicados no Diário Oficial do Estado.

FONTE: http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2016-11/servidores-do-rio-protestam-contra-pacote-de-medidas-do-governo

Compartilhe