Sessão de comissão da Previdência é marcada por queixas da oposição

Deputados reclamaram de ausência de Arthur Maia (PPS-BA), que chegou atrasado

BRASÍLIA – Com início da ordem do dia no plenário da Câmara, a sessão da comissão especial que discute a reforma da Previdência foi encerrada. Uma nova sessão foi marcada para esta quarta-feria, às 9h30. As discussões da comissão foram marcadas por discursos de lideres da oposição, que se queixaram da ausência do relator Arthur Maia (PPS-BA). Ele chegou atrasado e permaneceu por pouco tempo na comissão.
Antes, Maia participou de um seminário sobre previdência fora do Congresso. Os lideres do governo também não compareceram porque participavam da votação da reforma trabalhista.
O início da sessão foi marcado por protestos e palavras de ordem de servidores do lado de fora – nos corredores das comissões da Câmara dos Deputados, até o presidente da comissão, deputado Carlos Marun (PMDB-MS) ameaçou chamar a polícia legislativa para identificar os manifestantes e conseguiu preseguir com a sessão.
De acordo com o cronograma fechado com os líderes dos partidos, o texto final da reforma será discutido nesta terça-feira, na quarta e quinta-feira. A previsão é que ele seja votado pela comissão no dia 02 de maio (terça-feira).
Em linhas gerais, a reforma prevê idade mínima de aposentadoria de 65 anos para homens e de 62 anos para mulheres . Haverá regras de transição com idades mínimas progressivas e pagamento de um pedágio de 30% (adicional sobre o tempo de contribuição que falta); normas diferenciadas para trabalhadores rurais, idosos e deficientes da baixa renda, policiais e professores.

FONTE: http://oglobo.globo.com/economia/sessao-de-comissao-da-previdencia-marcada-por-queixas-da-oposicao-21254948