Filiado à FENAJUD, DIEESE e DIAP
Sindicato dos Servidores
do Poder Judiciário do Rio de Janeiro
Notícias Sindicais

SINDICATO APRESENTA A PEÇA ‘ASSÉDIO MORAL — UMA COMÉDIA’

‘Assédio Moral — Uma Comédia’ é uma peça de teatro que mostra o assédio moral nos ambientes de trabalho. São cenas mostrando agressores e agredidos, sempre sob forma de comédia. O Núcleo de Teatro do Sind-Justiça utiliza pantomimas e técnicas de clown (palhaço) para sublinhar as situações vexatórias. O código utilizado é o nariz de palhaço que, na peça, todo trabalhador usa quando está sendo assediado.

Estudos da OIT — Organização Internacional do Trabalho — e da OMS — Organização Mundial de Saúde — apontam que, em decorrência das políticas neoliberais, as próximas duas décadas serão caracterizadas por depressões, angústias e outros danos psíquicos no ambiente do trabalho. Por isso, existe um esforço mundial tentando humanizar um pouco mais as relações profissionais.

É nesse contexto que o Sindicato se associa a diversas pessoas e entidades que vêm empreendendo esforços para divulgar o tema e alertar para este risco “invisível”. A intenção é colocar o tema na ordem do dia, para que nenhum trabalhador passe mais por situações vexatórias.

A peça estreia no dia 7 de maio. A temporada se estenderá por todas as quintas dos meses de maio e junho. Ao final dos espetáculos, haverá bate-papo com pessoas que pesquisam o assunto. A iniciativa é dos Departamentos de Esporte, Cultura e Lazer e de Formação Político-Sindical do Sind-Justiça.

Compartilhe