Sindjustiça-RJ convoca assembleias nas Comarcas para discutir paralisação parcial

Conforme deliberado no 4º Conselho de Delegados Sindicais, realizado em 28 de setembro, o Sindjustiça-RJ está convocando assembleias regionais em todas as Comarcas do estado. A deflagração de paralisações parciais será discutida e votada nessas ocasiões.

As assembleias começarão a ser realizadas na próxima terça-feira (9) e irão acontecer até o dia 23 de outubro.

Cada Comarca terá uma reunião deliberativa para debater a forma de realização da paralisação. Os serventuários que comparecerem irão decidir a frequência, duração e horário em que acontecerão as suspensões das atividades.

O artigo 12 do estatuto do Sindjustiça-RJ define que a deflagração desse tipo de mobilização precisa ser feita em assembleias regionais em todo o estado. Portanto, as votações serão feitas em todas as Comarcas dentro do calendário estipulado.

Por que a categoria está decidindo se fará paralisações?

Se aprovadas, as paralisações serão uma resposta aos desmontes que vêm acontecendo no Judiciário estadual ao longo dos últimos anos e que se intensificaram em 2018.

A categoria vê seu salário encolher há quatro anos, sem reposições inflacionárias ou qualquer tipo de correção. Simultaneamente, os serventuários vivem a precarização das condições de trabalho, com acúmulo de funções e ameaças de terceirização – que já vem se consolidando, com a convocação de conciliadores, juízes leigos e até mesmo estagiários que exercem funções de concursados.

Para fechar o projeto de sucateamento do Judiciário, faltam recursos humanos – graças à relutância do governo estadual em convocar os aprovados em concursos e abrir novos editais – e materiais, incluindo itens simples e essenciais como fita adesiva, envelopes e clips.

A paralisação de uma ou duas horas por dia irá denunciar e deixar clara a oposição dos servidores a todos esses desmanches, que já afetam profundamente a vida da categoria e o atendimento à população fluminense.

A diretoria do Sindjustiça-RJ reitera a importância de que toda a categoria compareça às assembleias e participe das votações. A luta é coletiva, feita por todos e para todos.

Confira a data da assembleia em sua Comarca a seguir:

assembleias por ordem alfabetica
Fonte: Sindjustiça-RJ