Filiado à FENAJUD, DIEESE e DIAP
Sindicato dos Servidores
do Poder Judiciário do Rio de Janeiro
destaque home

Sindjustiça-RJ participará de ato unificado em defesa dos direitos das mulheres

Nos últimos dois anos, 177 mulheres foram vítimas de feminicídio no Rio de Janeiro. No mesmo período, o estado registrou exatamente 50 tentativas de assassinatos motivados pela discriminação de gênero. Os dados foram reunidos pela Diretoria-Geral de Apoio dos Órgãos Jurisdicionais (DGJUR) do TJRJ.

O cenário fica ainda mais críticos quando a violência sexual também é levada em consideração. Só em 2017, foram 4.173 casos de estupro, o equivalente a 11 ocorrências por dia. Segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP), 68% desses ataques aconteceram no próprio ambiente doméstico.

Ser mulher no Rio de Janeiro é sobreviver a cada dia. Graças ao machismo estrutural que permeia a sociedade brasileira, é preciso lutar todos os dias pela liberdade em sua plenitude, o que inclui direitos que deveriam ser básicos — como o de dizer “sim” ou “não” e ter sua decisão respeitada; de ocupar espaços simbólicos e físicos; de ter sua voz ouvida e considerada da mesma forma que a de um homem seria.

Por isso, no dia 8 de março, as mulheres vão às ruas em todo o país contra todos os tipos de opressão e em favor da igualdade. No Rio de Janeiro, a mobilização acontecerá às 16h, com concentração na Igreja de Nossa Senhora da Candelária, no centro da capital.

O Sindjustiça-RJ estará presente, defendendo os direitos das servidoras ativas, aposentadas, pensionistas e de todas as mulheres brasileiras.

Além do ato, a ação também terá um grande cronograma de atividades, com oficinas, homenagens a Marielle Franco e manifestações culturais e artísticas.

Independente do gênero, venha somar forças a essa luta! Quem defende os direitos dos trabalhadores também defende os direitos das mulheres.

Serviço

Ato unificado – Dia Internacional de Luta das Mulheres

Data: 8/3/2019 (sexta-feira)

Horário: 16h

Local: Igreja de Nossa Senhora da Candelária (Rua Primeiro de Março, 65 – Centro – Rio de Janeiro – RJ)

Compartilhe