Sindjustiça-RJ sedia reunião do Conselho de Representantes da Fenajud

Nos dias 13, 14 e 15 de junho, o Sindjustiça-RJ sediou a reunião do Conselho de Representantes da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), na capital do estado. Integrantes da Coordenação Executiva Colegiada da Federação e presidentes dos sindicatos filiados participaram do evento.

Os debates giraram em torno da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 526, que dá direito de voto aos serventuários efetivos em eleições para diretoria dos tribunais; da Resolução nº 243/2016 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que normatiza a distribuição de cargos comissionados e de confiança no Judiciário, caracterizando parte significativa do efetivo como excedente; e da Reforma da Previdência; e do Projeto de Lei do Senado (PLS) 116/2017, que prevê o fim da estabilidade no funcionalismo público.

O Sindjustiça-RJ coordenou a mesa de abertura do evento, que abordou o tema Terceirização no Poder Judiciário, com apresentação proposta pela técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) Jéssica Naime. A discussão inicial também contou com uma análise da conjuntura feita pelo professor doutor Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e membro do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC).

Segundo a diretora-geral do sindicato Claudia Fernanda Salgado, que organizou a recepção, a reunião definiu encaminhamentos importantes para a luta contra a precarização do Judiciário em todo o Brasil. “A Fenajud articula as pautas da categoria com sindicatos de todas as partes do país. Por isso, as discussões propostas nesse evento do qual fomos anfitriões tiveram um papel crucial na unificação da resistência aos ataques que os serventuários estão enfrentando”, explicou.

Sindicato fará nova reunião em Brasília

Durante o encontro, o Conselho de Representantes da Fenajud deliberou a realização de uma reunião solicitada pela direção de comunicação da entidade, que será realizada em Brasília. O tema será a importância da formação e da comunicação na disputa de hegemonia.

A conversa deverá acontecer em julho, em datas e horários que ainda serão definidos.

Fonte: Sindjustiça-RJ